Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Nolan explica por que usou bomba real em cena explosiva de Oppenheimer
Filmes

Nolan explica por que usou bomba real em cena explosiva de Oppenheimer

Cineasta se desafiou a traduzir o perigo da arma nuclear sem computação gráfica

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
07.jun.23 às 13h34
Atualizado há quase 2 anos
Nolan explica por que usou bomba real em cena explosiva de Oppenheimer
Crédito: Universal/Divulgação

Perfeccionista como só ele, Christopher Nolan decidiu recriar os testes de bombas atômicas que ocorreram na vida real para Oppenheimer, mas com um desafio a mais. Segundo ele mesmo, a equipe do filme não usou qualquer efeito visual de computação gráfica nas cenas, e deu um bom motivo para a preferência por uma explosão real.

Falando à revista Empire, o diretor explica que a sequência é parte importante não só do andamento do filme, como da exploração da personalidade do próprio físico, vivido por Cillian Murphy. Nolan diz:

“Eu disse ao meu supervisor de efeitos especiais o seguinte: ‘Temos que entrar na cabeça desse cara. Precisamos enxergar o mundo como ele enxergava, os átomos se movendo. Temos que compreender como ele enxergava as ondas de energia e traduzir tudo isso para o teste Trinity. É preciso sentir o perigo, a ameaça disso tudo.’ Nosso desafio foi conseguir tudo isso, sem computação gráfica.”

Na vida real, o físico J. Robert Oppenheimer é tido como o “pai” da bomba atômica. A arma pontuou o desfecho da Segunda Guerra Mundial, com o violento bombardeio norte-americano às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

Oppenheimer chega aos cinemas brasileiros em 20 de julho (mesmo dia do live-action da Barbie). Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh e Robert Downey Jr. estão no elenco.

Fonte: Empire

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais