O que são os apêndices de O Senhor dos Anéis, que inspiram a série do Prime Video?

Material escrito por Tolkien complementa a história da Terra-média

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
O que são os apêndices de O Senhor dos Anéis, que inspiram a série do Prime Video?

Após meses de espera, os fãs de O Senhor dos Anéis finalmente ganharam alguns detalhes sobre Os Anéis de Poder, série do Amazon Prime Video inspirada no universo de Tolkien.

Segundo a revista Vanity Fair, a produção não é inspirada em um livro em si, mas sim nos apêndices da trilogia principal. Mas o que isso quer dizer?

O que são os apêndices?

Logo após publicar O Hobbit em 1937, J.R.R Tolkien não começou imediatamente a escrever a trilogia de O Senhor dos Anéis. Ao invés disso, ele começou a trabalhar em uma publicação sobre a história da Terra-média, fazendo várias anotações sobre o passado e futuro do continente.

No entanto, seus editores rejeitaram os primeiros rascunhos, e o autor começou a criar a história que se tornaria O Senhor dos Anéis. Após a publicação dos dois primeiros livros da saga, em 1954, vários leitores começaram a perguntar mais sobre aquele universo, incluindo detalhamento de mapas, dialetos, histórias passadas e mais.

Então, antes de finalizar e publicar O Retorno do Rei, Tolkien voltou aos rascunhos anteriores e tirou deles pouco mais de 150 páginas de história, que se tornaram Os Apêndices. Posteriormente, Christopher Tolkien reuniu todos esses escritos do pai e publicou O Silmarillion, mas os apêndices permaneceram como um complemento da trilogia principal.

Qual é a história?

Como dito acima, os apêndices são compostos por pouco mais de 100 páginas, extraídas de anotações de Tolkien sobre o seu universo. Ao invés de contar uma história com começo, meio e fim, essa parte do livro narra diversos acontecimentos que complementam a história principal.

Logo no começo do Apêndice A, intitulado de Anais dos Reis e Governantes, é dito que: “As lendas, histórias e estudos que se encontram nas fontes são muito extensos. Destes, apenas seleções, muitas vezes bastante resumidas, são apresentadas aqui. Seu principal propósito é esclarecer a Guerra do Anel e suas origens, e preencher várias lacunas da história principal.”

Os apêndices contam histórias breves sobre a Primeira, Segunda e Terceira Eras da Terra-média, além de acontecimentos posteriores ao encerramento de O Senhor dos Anéis. Os apêndices revelam, por exemplo, como viveu Samwise Gamgee até o final de seus dias e como outros membros da Sociedade do Anel continuaram suas histórias. Tudo de forma breve.

Exatamente por isso, faz sentido que a série do Prime Video tenha criado novos personagens e histórias, para complementar o que foi escrito por Tolkien sobre a época.

Onde encontrar?

Os apêndices fazem parte das edições únicas de O Senhor dos Anéis e também das publicações solo de O Retorno do Rei, e não são vendidos separadamente. Nos dois casos, as páginas estão no final do livro.

Quem assistiu apenas aos filmes da franquia poderá entender algumas partes do que é narrado ali, mas, para ter um entendimento completo e se preparar para a série, é interessante ler O Silmarillion, que conta as origens da Terra-média, e a trilogia principal, antes de partir para os apêndices.

A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia em 2 de setembro, no Amazon Prime Video.

Para já entrar no clima, a edição de colecionador da franquia está à venda na Amazon! Se comprar, o Jovem Nerd pode ter comissão.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1