Netflix pode desenvolver filme sobre as ações da GameStop

Entenda a briga dos usuários do Reddit com os grandes fundos de investimento

Marina Val Publicado por Marina Val
Netflix pode desenvolver filme sobre as ações da GameStop

Em janeiro de 2021, o mercado de ações virou o foco de frequentadores de fóruns como o Reddit e de muita gente que, anteriormente, não tinha interesse em finanças. Isso porque, em uma jogada organizada pela internet, várias pessoas do mundo inteiro passaram a investir em ações da GameStop, loja de videogames e eletrônicos, que estavam sendo propositalmente desvalorizadas por grandes fundos de investimentos.

Agora, segundo o Deadline, essa batalha de novatos contra grandes investidores pode virar um filme. A Netflix estaria negociando os direitos de um longa metragem com possível roteiro do vencedor do Oscar Mark Boal (Guerra ao Terror; A Hora Mais Escura), e estrelado por  Noah Centineo (Para Todos os Garotos que já Amei).

Para entender melhor a importância da briga entre os investidores novatos contra as grandes empresas que inspirou o possível filme, é necessário conhecer alguns conceitos básicos do mercado de investimentos.

A Grande Aposta (Contra a GameStop)

Grandes fundos de investimento costumam fazer algo chamado de “shorting”, que é basicamente uma aposta contra uma determinada empresa. Eles pegam emprestado uma montanha de ações por um valor X, com um prazo predeterminado para devolver. Então eles vendem imediatamente e compram de volta quando as ações desvalorizam por conta da especulação, devolvem para os donos originais e embolsam o lucro. É algo arriscado, mas bastante comum, e o filme A Grande Aposta (2015) mostra isso na prática.

O problema é que os usuários do Reddit perceberam a movimentação destes fundos para desvalorizar as ações da GameStop e se organizaram para comprá-las, aumentando o valor das mesmas e dando prejuízo aos especuladores, indo pelo caminho contrário que o esperado. Algumas estimativas projetam que quem apostou contra a empresa terá que lidar com um prejuízo que pode chegar a US$ 19 bilhões.

O “shorting” em si já é bastante arriscado, pois não existe um limite de quanto é possível perder com esse tipo de especulação. Diferente das ações normais, que você pode perder apenas o dinheiro investido, nesse tipo de transação os investidores perdem mais conforme o valor das ações sobe. Ainda assim, a organização dos pequenos investidores do Reddit foi algo completamente inusitado e imprevisível, pegando todo o mercado completamente de surpresa.

O filme que vai resumir essa briga ainda não tem título nem data de estreia anunciada.

Mais notícias