De acordo com o The Wrap, a Netflix confirmou que está reestruturando sua divisão de animações originais, com ações que incluem a demissão de Phil Rynda, diretor da área, e o cancelamento da adaptação de Bone.
O site afirma que a parte de séries animadas, antes considerada um terreno fértil para trabalhar na Netflix, está focada agora em produções que devem “agradar ao público”.
Além da demissão de Rynda e de outros funcionários, o site diz que a plataforma implementou novas diretrizes para a produção de animações originais, com ações de marketing pré-programadas. Uma delas, por exemplo, afirma que a divulgação das animações originais começará somente 1 mês antes da estreia, período considerado curto pelos criadores.
Elizabeth Ito, responsável pelo elogiado Cidade de Fantasmas, sugeriu ao lado de outros criadores que a Netflix apresentou dados tendenciosos para justificar o cancelamento de algumas produções animadas, sem cumprir uma prometida "política de transparência".
Há vários projetos que foram cancelados ou alterados. Além de Bone, série animada que adaptaria a obra de Jeff Smith, Os Pestes, inspirada no livro de Roald Dahl, será agora um filme, e não uma série. Esse é o mesmo caminho de Toil and Trouble, de Lauren Faust.
O site ressalta ainda dois pontos. O primeiro é a diminuição de assinantes reportada recentemente pela plataforma, com projeções para mais perdas no segundo semestre. O segundo é a diferença de tratamento entre as séries animadas originais e os filmes animados originais. O The Wrap relembra que a plataforma fez uma grande campanha ao Oscar de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, cuidado que não é visto pelos criadores com as séries animadas recentes.
- Netflix planeja lançar plano mais barato e com anúncios
- Confira o que chega ao catálogo da Netflix em maio
Fique ligado aqui no NerdBunker para saber mais sobre a plataforma.