No Twitter, o diretor Neil Druckmann defendeu uma decisão de Joel Miller em The Last of Us Part II. O comentário do dev veio após um fã fazer um post de comparação para criticar o direcionamento do personagem no segundo game da franquia.
[Atenção! Spoilers de The Last of Us Part II abaixo]
O usuário "M.O" apontou que Joel era um experiente sobrevivente, que não confiava em estranhos e tomava cuidado com qualquer situação. No entanto, segundo o perfil, os criadores do jogo teriam ignorado essas características quando Joel e Tommy se juntam a outras pessoas desconhecidas em um alojamento no início do segundo título.
No local, a Abby mata Joel brutalmente, um acontecimento que deixou muitos fãs insatisfeitos.
A publicação, pelo visto, irritou o diretor, que respondeu dizendo que Joel e Tommy morreriam por uma horda caso não entrassem no alojamento. Além disso, relembrou uma situação do primeiro jogo para destacar que nem sempre o protagonista atuava com total cuidado ou não confiava totalmente em desconhecidos.
"Se Joel não fosse ao alojamento, ele e Tommy teriam morrido pela horda. Sobre confiança, lembra daquele estranho no primeiro jogo que Joel confiou e até dormiu ao lado? Aqui está uma pista: mais tarde ele deixou Joel e Ellie morrerem para proteger seu irmãozinho."
Lançado em junho de 2020, o jogo segue a história cinco anos após o primeiro jogo, mostrando que Ellie sai em busca de justiça após um grande acontecimento.
The Last of Us Part II está disponível para PlayStation 4. Uma adaptação para série da franquia está sendo filmada pela HBO.