Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
NASA planeja levar a primeira mulher à Lua em 2024
Ciência e Tecnologia

NASA planeja levar a primeira mulher à Lua em 2024

Será a primeira missão tripulada à Lua desde 1972.

Marina Val
Marina Val
22.set.20 às 18h51
Atualizado há mais de 4 anos
NASA planeja levar a primeira mulher à Lua em 2024

Em um documento divulgado na última segunda-feira (21), a NASA anunciou os planos para uma nova missão tripulada à Lua. O programa, que recebeu o nome de Artemis, vai mandar um homem e uma mulher para a superfície lunar. Será a primeira viagem tripulada ao satélite natural da Terra desde a missão Apollo, em 1972.

Nenhum dos dois astronautas foram escolhidos até o momento. Mas, para a vaga feminina, há pelo menos 12 profissionais experientes na ativa, que tem maior probabilidade de serem selecionadas, além de cinco astronautas recém-formadas.

O plano inclui um lançamento da cápsula Orion com o foguete Space Launch System (SLS) em um teste não pilotado ao redor do satélite natural no ano que vem. Em 2023, os astronautas escolhidos vão voar a bordo da Orion por um mês para testar mais profundamente o equipamento e as manobras, refazendo o trajeto do vôo não tripulado. Então, em 2024, a dupla vai viajar 386 mil quilômetros e finalmente pousar no polo sul da Lua.

foguete que pode levar a primeira mulher à Lua Renderização do foguete SLS, que pode levar a primeira mulher à Lua

Entretanto, o plano vai custar cerca de US$ 28 bilhões para ser implementado e precisará da aprovação do Congresso dos Estados Unidos. Pelo menos US$ 3,2 bilhões serão dedicados apenas à construção do sistema de lançamento. Caso o valor não seja aprovado dentro do prazo estipulado, os planos da agência espacial americana podem ser adiados.

Há alguns meses, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou que a Casa Branca quer renovar a liderança americana no espaço e também citou preocupações com os avanços feitos pela China nesse campo. Isso pode ajudar na aprovação do orçamento.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais