NASA busca parceria com empresas para novas missões tripuladas à Lua

Fase três do programa Artemis tem lançamento programado para abril de 2025

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
NASA busca parceria com empresas para novas missões tripuladas à Lua

A NASA anunciou nesta quarta-feira (23) a abertura de parcerias com a iniciativa privada para auxílio no programa espacial Artemis, que deve ter a primeira missão tripulada à Lua desde a Apollo 17, em 1972. O projeto tem uma data de lançamento prevista para abril de 2025 e servirá também como modelo para futuras missões em outros planetas.

Segundo comunicado à imprensa, a parceria servirá para a construção dos módulos chamados “landers”, responsáveis pela aterrissagem dos astronautas no satélite natural. O texto explica que os projetos devem ser operados depois da missão Artemis III, após a chegada de uma equipe na superfície lunar e a instalação de uma estação espacial na órbita do corpo celeste, chamada Gateway.

Os novos landers servirão para aumentar a quantidade de equipes em deslocamento da superfície para a estação, além da maior facilidade no transporte de materiais como amostras do solo e ferramentas de exploração.

Astronauta e administrador da NASA, Bill Nelson comenta que o sucesso do projeto também pode agilizar expedições a Marte:

“Sob o Artemis, a NASA vai operar uma série de missões inovadores tanto na Lua como nos arredores a fim de nos preparar para o próximo grande passo para a humanidade: uma missão tripulada a Marte.”

O programa Artemis será dividido em três fases, com as duas primeiras, neste ano e em 2024, servindo como teste para a fase três, que consiste no voo tripulado à superfície lunar. O lançamento, por enquanto, está confirmado para abril de 2025, e deve levar dois astronautas, incluindo a primeira mulher a pisar na Lua, para expedição de uma semana no satélite.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1