Napoleão, um dos filmes perdidos que Stanley Kubrick, ganhará uma minissérie produzida por Steven Spielberg na HBO, com base nos roteiros do falecido diretor.
A informação é do Deadline, e o projeto é um dos mais notórios “filmes que nunca existiram”. Kubrick planejava um drama ambicioso e grandioso, inspirado na biografia de Napoleão Bonaparte, o mais célebre líder militar e imperador francês.
Inicialmente, Kubrick desenvolvia o projeto após o lançamento de 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), e o longa seria estrelado por David Hemmings ou Jack Nicholson como Napoleão, com Audrey Hepburn como a esposa do militar, Josefina de Beauharnais. Em certo ponto, o diretor queria ter 40 mil figurantes para representar os soldados em guerras, com filmagens na França, Reino Unido e Romênia.
O projeto nunca foi para frente por dificuldades financeiras, e o cineasta usou muito do que conseguiu para Barry Lyndon (1975), seu épico de guerra. O roteiro, porém, havia sido finalizado, e esse será o ponto de partida para o projeto de Spielberg.
No Festival de Berlim, o cineasta revelou que está desenvolvendo o projeto em uma minissérie de sete episódios, que será transmitida na HBO. Nenhum detalhe adicional foi revelado, mas o diretor garantiu que será uma produção de larga escala.
Curiosamente, essa não será a primeira vez que Spielberg assumirá um projeto abandonado por Stanley Kubrick. I.A.: Inteligência Artificial era, inicialmente, um projeto do renomado diretor, que passou 20 anos tentando tirá-lo do papel antes de entregá-lo para Spielberg em 1995 - apenas quatro anos antes de sua morte, em 1999. Por conta disso, o longa que chegou aos cinemas em 2001 é dedicado a Stanley Kubrick.
Não há previsão de estreia ou detalhes adicionais sobre a minissérie de Napoleão.
Fonte: Deadline