Minissérie de Os Miseráveis anuncia elenco e divulga novos detalhes

O programa criado por Andrew Davies terá seis episódios

João Abbade Publicado por João Abbade
Minissérie de Os Miseráveis anuncia elenco e divulga novos detalhes

A BBC anunciou o elenco protagonista da minissérie de época baseada em Os MiseráveisDominic West será o prisioneiro Jean Valjean, enquanto David Oyelowo será o antagonista Inspetor Javert. Lily Collins interpretará Fantine.

O resto do elenco é composto por Adeel Akhtar e Olivia Colman como os Thenardiers, Ellie Bamber como a jovem Cosette, Josh O’Connor como Marius e Erin Kellyman como Éponine. O ator que interpretará Enjorlas, o líder da revolução, ainda não foi divulgado.

Em entrevista à BBC, o ator Dominic West comentou sobre interpretar o protagonista dessa marcante história do mundo da literatura:

Jean Valjean é um dos maiores personagens da literatura. Sua jornada épica de redenção é um dos papeis extraordinários que um ator pode fazer e eu mal passo esperar para participar desta brilhante adaptação para as telas.

Oyelow, de Selma (2014), também comentou sobre a responsabilidade e o sonho que tinha de interpretar o antagonista da história:

Interpretar um papel icônico como o Javert é o sonho de todo ator, mas interpretar ele sendo roteirizado por Andrew Davies é maior do que tudo já sonhei.

A minissérie vai adaptar o livro completo e tem gravações agendadas para fevereiro de 2018. As filmagens acontecerão na Bélgica e no norte da França. A produção terá seis episódios e está sendo comandada por Andrew Davies, de O Diário de Bridget Jones e House of Cards. Já a direção da série fica por conta de Tom Shankland, de Justiceiro e House of Cards.

Os Miseráveis é ambientado na França do século 19, acompanhando a história de Jean Valjean, um homem preso 19 anos por ter roubado um pão para alimentar seu sobrinho e que decide recomeçar sua vida quando finalmente ganha liberdade condicional. Tempos depois, sua vida muda completamente quando o impiedoso inspetor Javert passa a persegui-lo por toda o país e ele se vê em meio a uma grande revolução política.

O livro de Victor Hugo ganhou uma adaptação teatral para os palcos em 1980. O musical virou filme em 2013, com Hugh Jackman, Russell Crowe e Anne Hathaway no elenco. Uma montagem brasileira ficou em cartaz durante o ano de 2017 em São Paulo.