Easter eggs e referências do primeiro trailer de Matrix Resurrections

Prévia faz diversas referências à trilogia original

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Easter eggs e referências do primeiro trailer de Matrix Resurrections

A Warner divulgou o primeiro trailer de  Matrix Resurrections, que mostra Neo (Keanu Reeves) tentando se lembrar do que aconteceu nos filmes anteriores e voltar para a Matrix.

A prévia indica que a produção será quase uma releitura do primeiro longa, já que várias cenas fazem referências a momentos que o protagonista já viveu. Na lista abaixo, reunimos os principais easter eggs e referências do vídeo.

Gato preto e Déjà vu

Os primeiros segundos do trailer já contam com uma referência ao primeiro longa, em que Neo tem um Déjà vu ao ver um gato preto passar e se sacudir, e outro fazer o mesmo movimento em seguida. No trailer de Matrix Resurrections, Neo fica inquieto ao ver um gato preto na mesa de seu terapeuta, como se ele lhe trouxesse lembranças.

Vale lembrar que, dentro do universo de Matrix, os Déjà vu são considerados erros, já que a repetição de um evento exatamente igual significa que o código da Matrix foi modificado. No primeiro filme, isso acontece quando o Hotel Lafayette tem seu código alterado para fechar todas as entradas e encurralar a tripulação da Nabucodonosor.

Como Neo voltou?

Uma das maiores perguntas sobre o novo Matrix é como Neo voltou e o que aconteceu a ele após o final de Matrix Revolutions. Ao falar com seu terapeuta, interpretado por Neil Patrick Harris, Neo tem flashes de memória que parecem ser dos filmes anteriores, mas também do que teria acontecido a ele após seu corpo ser levado pelas máquinas.

O terapeuta

O trailer mostra que Neo, que voltou a ser chamado de Thomas [Anderson], vai ao terapeuta para tentar entender os “sonhos” que tem com sua vida na Matrix. No entanto, o personagem de Patrick Harris parece querer manter o protagonista longe dessas ideias, sempre dando as pílulas azuis a ele.

Aliás, até mesmo o óculos do personagem é azul e há vários detalhes em seu consultório da mesma cor que não estão lá à toa: parece que há um esforço para fazer Neo não pensar na cor vermelha.

“White Rabbit”, de Jefferson Airplane

A música que embala o trailer é “White Rabbit”, de Jefferson Airplane, que tem uma letra muito sugestiva para o filme e para o momento que Neo está vivendo: Uma pílula deixa você maior/E uma pílula deixa você pequeno/E as que sua mãe te dá/Não fazem efeito algum/Vá perguntar à Alice/Quando ela tiver três metros de altura.

A primeira trilogia de Matrix tinha diversas referências à Alice no País das Maravilhas, citada na letra da música, como se Neo estivesse em uma jornada parecida.

O mundo moderno

O trailer também tem momentos curiosos sobre o mundo em que Neo vive agora. Primeiro ele aparece em um quarto muito sofisticado – diferente de sua realidade anterior como Thomas Anderson, programador. Será que ele é “bem-sucedido” agora?

O segundo ponto é que o filme deve tratar sobre a relação dos humanos com a tecnologia, que mudou muito desde que a primeira trilogia foi lançada. Em um elevador, Neo vê todos ao redor mexendo em seus celulares – e todos estão iluminados pela cor azul, que simboliza essa ilusão.

Encontro com Trinity

Se a volta de Neo é motivo de dúvida, o mesmo acontece com a volta de Trinity, personagem de Carrie-Anne Moss, que morreu antes do protagonista na trilogia original. Além de encontrar Neo, a personagem aparece com códigos da Matrix em seu rosto, que geram a dúvida: essa é a Trinity que conhecemos? Se sim, como ela voltou?

Nova oráculo?

Outro ponto que merece atenção é o encontro de Neo com a personagem de Priyanka Chopra, cujo nome ainda não foi revelado. Primeiro, o local em que ela se encontra tem tons de vermelho – bem diferentes da fotografia azul do apartamento de Neo e do consultório do terapeuta.

A personagem está lendo uma versão de Alice no País das Maravilhas, que citamos acima como uma das inspirações para a jornada de Neo, e, ao olhar para o personagem, ela lembra muito a Oráculo mostrada nos primeiros filmes. Vale lembrar que a personagem foi interpretada por Gloria Foster nos dois primeiros filmes, e por Mary Alice no terceiro, após a morte de Foster. Tal mudança foi incorporada na história, mostrando como a Oráculo pode se apresentar de diferentes formas – e isso pode ser utilizado aqui.

Morpheus e a escolha

Seguindo nessa energia de Neo revivendo momentos de sua jornada anterior, ele conhece o personagem de Yahya Abdul-Mateen II, que se veste exatamente como Morpheus e oferece a Neo a escolha pela pílula azul ou vermelha.

Em outro ponto do trailer, o personagem de Abdul-Mateen II luta com Neo em um dojo (assim como Morpheus já fez) e dá a entender que conhece o protagonista. Será que Neo está repassando os momentos que já viveu, com outras pessoas no lugar?

Siga o coelho branco

Quem teve o DVD do primeiro Matrix lembra que a frase “siga o coelho branco” abria um menu cheio de easter-eggs sobre o filme de 1999. Aqui o coelho volta, novamente, como uma tatuagem que Neo segue para a Matrix, o seu país das maravilhas.

Quem carrega o desenho no novo filme é a personagem de Jessica Henwick, que aparece em um tipo de fuga ao lado de Neo e Yahya Abdul-Mateen II em outros trechos.

Neo, Trinity e a primeira morte

Em outro momento do trailer, Neo e Trinity se olham durante o pôr-do-sol no topo de um prédio. Embora as cenas sejam opostas (uma durante o dia e outra durante a noite), o momento lembra o local em que Trinity teve sua primeira morte, em Matrix Reloaded.

No filme de 2003, Neo não aceita a perda da amada e a ressuscita, massageando diretamente o seu coração. Será que os dois estão se lembrando deste momento?

Agentes e máquinas de volta

Outras voltas marcantes do trailer de Matrix Resurrections são as máquinas e os agentes. Hugo Weaving não está confirmado no elenco – o que indica que a ameaça de Smith realmente foi derrotada por Neo ao final de Matrix Revolutions – , mas há outros agentes em atividade e eles perseguem os personagens de Jessica Henwick e Yahya Abdul-Mateen II.

Ressurreição do título?

Em uma cena rápida, um corpo, que parece ser o de Trinity, é levantado pelas máquinas, em um momento que parece ser de renascimento. O trecho lembra bastante quando Neo se liberta no primeiro longa da franquia, e pode ser uma releitura deste momento, somada com a ressurreição do título.

Parando as balas

Uma das cenas mais icônicas da primeira trilogia de Matrix é quando Neo desperta seu poder e para as balas atiradas pelos agentes. O momento é referenciado no trailer de Matrix Resurrections, com um Neo desajeitado ao lado de Trinity.

Enquanto na primeira cena o personagem aparece totalmente reto e certo do que está fazendo, aqui Neo está curvado e se esforçando muito para evitar o ataque.

Quem é o personagem de Jonathan Groff?

O trailer de Matrix Resurrections termina com Neo conversando com o personagem de Jonathan Groff, que ainda não teve a identidade revelada. Nos primeiros teasers divulgados no site oficial do filme, o personagem está muito parecido com o Merovingian, a quem Neo recorre em Matrix Reloaded para ter acesso ao Chaveiro (Keymaker).

Há rumores que Lambert Wilson, que interpretou Merovingian nos filmes originais, estará de volta, o que levanta uma dúvida sobre Jonathan Groff. Será que ele é uma versão mais jovem? Uma versão diferente, como Morpheus, ou apenas um personagem novo?

Todas essas dúvidas serão respondidas em 22 de dezembro, quando o longa chega aos cinemas nacionais.

Enquanto o filme não estreia, relembre a trilogia Matrix com esse box Blu-ray de qualidade, que está disponível na Amazon.

Se você comprar pelo nosso link, o Jovem Nerd pode receber uma comissão.

Mais notícias