As mudanças recentes do Twitter estão afetando usuários e até mesmo outras plataformas. As limitações instauradas na rede social causaram problemas tanto no TweetDeck, quanto no próprio Google.
No último sábado (1), o Twitter anunciou uma medida temporária que limita a quantidade de tuítes vistos pelos usuários. Segundo Elon Musk, dono da plataforma, essa é uma forma de lidar com “situações extremas de extração de dados e manipulação do sistema”. Além disso, a plataforma também passou a impedir que tuítes públicos sejam vistos por quem não estiver logado na plataforma.
Um dos primeiros impactados foi o TweetDeck, ferramenta que permite ao usuário personalizar a interface do Twitter. Por usar a API da plataforma original, o TweetDeck não exibe as publicações a muitos usuários. Os relatos mais frequentes são de que as colunas não carrega os tuítes, mesmo exibindo o ícone de carregamento.
Outro afetado é o Google. Ao impedir que pessoas deslogadas acessem as publicações, o Twitter diminuiu o volume de páginas indexadas pelo buscador. A Search Engine Roundtable afirma que no dia anterior à limitação, haviam 471 milhões de URLs da rede social incorporadas ao Google. No dia 2, o número despencou para 309 milhões e caiu ainda mais, para 227 milhões, no dia seguinte.
Quando anunciou a limitação de tuítes, Elon Musk afirmou que a medida seria temporária. O dono do Twitter não disse quando a restrição chegará ao fim.
Siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok para não perder nenhuma novidade.
Fonte: CanalTech.