Falar sobre Toy Story sempre remete a boas lembranças de uma geração que cresceu vendo brinquedos ganharem vida na franquia da Pixar. Por isso, todo lançamento desse universo mexe com as emoções dos fãs e não é diferente com Lightyear, nova animação que conta a história do personagem que inspirou o brinquedo Buzz.
No entanto, essa conexão pode ser diferente do que os fãs imaginam. Em entrevista exclusiva ao NerdBunker, Peter Sohn, voz original do personagem Sox, explicou que o longa faz parte do universo de Woody e Andy, mas tem uma trama independente:
“Não senti que esse filme precisava ter uma conexão [direta] com os personagens de Toy Story. É um mundo próprio ganhando vida e me sinto honrado em fazer parte dele.”
Assim como grande parte do público, Sohn é um grande fã de Toy Story. Em sua trajetória na Pixar, ele já participou de dois curtas da franquia: Toy Story: Um Pequeno Grande Erro (2011) e Toy Story de Terror (2013), o que só aumentou sua conexão com esse universo:
“Assisti ao filme no meu primeiro ano na escola de arte, enquanto estudava animações. E foi como todos nos lembramos: uma experiência única. Trabalhando na Pixar ao longo dos anos, foi fascinante ver essa evolução e como essas histórias são criadas. E agora essa ideia de Angus [MacLane, diretor], de fazer o filme que Andy tinha assistido, explodiu a minha cabeça.”
Fofo e prestativo: conheça Sox
Também conhecido pela direção de O Bom Dinossauro (2015), Peter Sohn está em Lightyear como Sox, um robô e companheiro pessoal que ajuda Buzz em sua nova missão. Por ser um gato, o personagem mistura momentos fofos com cenas mais sérias, tornando-se uma adição interessante à história.
Falando ao NerdBunker, Sohn dá o crédito dessa mistura ao diretor Angus MacLane e ao roteiro, assinado em sua versão final por Jason Headley (Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica):
“Enquanto estava interpretando o personagem, dava para saber em cada cena quando Sox precisava ser mais focado, de uma forma quase militar no sentido de ‘sim, Capitão, preciso fazer esse trabalho.’ E há momentos em que ele é mais amigável. Dava para sentir essa diferença pelas linhas do roteiro. E, é claro, a direção ajudou bastante nisso e foi bem divertido.”
Sohn também revelou que não conheceu pessoalmente Chris Evans, voz original de Buzz, até a première do filme, realizada em junho:
“Ficamos separados a maior parte do tempo, então confiamos muito no trabalho de Angus. Ele fazia o Buzz na sala como uma base [enquanto eu fazia as vozes de Sox].”

Além de interpretar personagens da franquia Toy Story, o animador também é conhecido por dar voz a outros nomes da Pixar, incluindo o simpático Emile, de Ratatouille. Questionado se o rato se daria bem com o gato robô Sox, Peter Sohn riu e afirmou que essa amizade seria possível:
“Eu acho que eles se dariam super bem [risos], afinal, Sox não come, ele é um robô. Então acho que ele brincaria com Emile como brinca com os lasers. Eles seriam grandes amigos.”
Lightyear chega aos cinemas brasileiros em 16 de junho.