Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Telescópio James Webb registra nuvens e dois sóis em planeta distante
Ciência e Tecnologia

Telescópio James Webb registra nuvens e dois sóis em planeta distante

VHS 1256 b foi revelado pela NASA e tem duas estrelas centrais, assim como Tatooine de Star Wars

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
23.mar.23 às 11h20
Atualizado há cerca de 2 anos
Telescópio James Webb registra nuvens e dois sóis em planeta distante
(VHS 1256 b/ NASA, ESA, CSA, J. Olmsted (STScI)/ Divulgação)

Tatooine da realidade? Desde 2022, enxergando onde nenhum homem jamais esteve, o potente telescópio espacial James Webb, da NASA, registrou o VHS 1256 b, um planeta fora do sistema solar (exoplaneta) com nuvens arenosas e dois sóis. 

A revelação foi feita pela agência espacial na última quarta-feira (22) e é fruto de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos. 

Em resumo, o planeta está a cerca de 40 anos-luz de distância da Terra e orbita dois sóis em um período de 10 mil anos. As nuvens do planeta são de silicato, se agitam em temperaturas de até 830 °C e foram identificadas pelo telescópio James Webb por permanecerem mais altas na atmosfera do exoplaneta.

No VHS 1256 b também foi registrado água, metano e monóxido de carbono e dióxido de carbono (CO2). Segundo os pesquisadores, é o maior número de moléculas já identificado de uma vez em um planeta fora do Sistema Solar.

Tatooine de Star Wars em James Webb registra planeta com nuvens e dois sóis Tatooine também tem dois sóis (Divulgação/Lucasfilm)

O exoplaneta também é considerado o objeto planetário com a maior variabilidade registrada, afinal, a sua atmosfera se move e mistura constantemente durante um dia de 22 horas. Além disso, por orbitar duas estrelas, o VHS 1256 b foi comparado ao planeta natal arenoso de Anakin e Luke Skywalker na franquia Star Wars, Tatooine. Será que Darth Vader vem aí? 

Fique de olho no NerdBunker para mais novidades científicas e aproveite para baixar o app Jovem Nerd para iOS e Android.

Fonte: NASA

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais