Haikyuu!! desenvolve personagens marcantes e humanos dentro de uma quadra de vôlei

Indo além do esporte, o anime fala sobre superação e perseverança

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Haikyuu!! desenvolve personagens marcantes e humanos dentro de uma quadra de vôlei

Quando pensamos em shonen, a primeira coisa que nos vem à cabeça são lutas épicas, vilões terríveis, uma promessa de ficar mais forte e protagonistas que se superam a cada volume com muito poder da amizade envolvido. Esse é mais ou menos o caso de Haikyuu!!, um anime que tem tudo isso, mas em um cenário um pouco diferente: numa quadra de vôlei.

Animes de esporte não costumam ter o mesmo apelo de uma boa luta entre dois ninjas, por exemplo, mas garanto que vai te empolgar. Até mesmo quem não é um grande fã de vôlei pode apreciar as aventuras de Hinata Shoyo e seus companheiros de time enquanto eles treinam para o torneio intercolegial do Japão. A jornada para o topo acompanha não só o protagonista e seu amigo/rival, o prodígio Tobio Kageyama, como também cada um dos times que eles enfrentam no caminho, cheios de personagens extremamente humanos e com quem podemos nos relacionar.

Além de tratar muito bem do esporte, Haikyuu!! também fala sobre temas como vitórias e derrotas, perseverança, crescimento e determinação, entregue em uma animação feita para impactar o espectador visualmente e que consegue capturar o dinamismo do esporte — isso sem falar na trilha sonora, que emociona e empolga.

Talvez o detalhe mais cativante para os espectadores brasileiros seja a inserção de frases do técnico Bernardinho, responsável pela seleção masculina de vôlei do Brasil por mais de uma década, e também as técnicas inspiradas em jogadas reais da equipe.

O anime de Haikyuu!! está em sua quarta temporada e está disponível na Crunchyroll, com legendas em português.


Esta é a nona dica do projeto da redação do NerdBunker: #30Dias30Dicas. Durante trinta dias vamos publicar uma dica por dia aqui no site e em nossas redes sociais. Twitter, Instagram e Facebook. A ideia é mostrar um pouco mais do que estamos consumindo por aqui: livros, animes, séries, filmes, etc. E ajudar o leitor nessa batalha que é encontrar algo legal no meio de tanta oferta.

Já temos outras oito dicas no ar — para conferir, é só clicar no nome na lista abaixo!

  1. Dorohedoro (anime)
  2. The Arcana (jogo)
  3. Upload (série)
  4. I Am Not Okay With This (série)
  5. Floresta dos Medos (HQ)
  6. Undertale (jogo)
  7. O Sorriso da Hiena (livro)
  8. Um Lugar Chamado Notting Hill (filme)