Google cria mega rede wi-fi com balões na Nova Zelândia!

Tira original do XKCD A Nova Zelândia (também conhecida como Terra-Média) está realmente em voga recentemente, não é? Não só ela é o último destino exibido pela NerdTour, como foi alvo de um experimento sensacional do Google. A ideia foi de desmentir a lenda de que “todo mundo está na internet”, porque pessoas em áreas […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Google cria mega rede wi-fi com balões na Nova Zelândia!

balloon_internet

Tira original do XKCD

A Nova Zelândia (também conhecida como Terra-Média) está realmente em voga recentemente, não é? Não só ela é o último destino exibido pela NerdTour, como foi alvo de um experimento sensacional do Google.

A ideia foi de desmentir a lenda de que “todo mundo está na internet”, porque pessoas em áreas mais pobres ou mais remotas (como áreas rurais) dificilmente possuem acesso bom à internet, quiçá qualquer acesso. Mas em vez de só desmentir, a ideia procura solucionar o problema. Entra o Project Loon.

Segue tradução da galera do Brainstorm9:

Cada um dos balões conta com antenas que transmitem por rádio-frequência, cobrindo uma área aproximada de 40 quilômetros de diâmetro, com uma velocidade semelhante ao do 3G. Além de transmitidos uns para os outros, os sinais emitidos pelos balões também poderão ser captados no solo, por antenas especiais que estão sendo instaladas nas áreas de testes.

Por enquanto, os testes estão sendo feitos na área de Christchurch e Canterbury na Nova Zelãndia, com balões voando na estratosfera (a 20km de altura). Se tudo der certo, quem sabe?

Internet180601

Internet180602

Internet180603

Via Brainstorm9


Stephan Martins
Stephan Martins lembrou daquele vilão do desenho do Máscara…

.

Mais notícias