Golpe promete Cyberpunk 2077 no celular e bloqueia o dispositivo para extorquir dinheiro

Não acredite em promessas que são boas demais para serem verdade -- seus arquivos podem ser comprometidos

Marina Val Publicado por Marina Val
Golpe promete Cyberpunk 2077 no celular e bloqueia o dispositivo para extorquir dinheiro

Ataques do tipo “ransomware” são bastante conhecidos. Oportunistas usam um arquivo aparentemente inocente e “sequestram” todos os arquivos de um dispositivo ou mesmo contas de redes sociais. Para que a vítima consiga recuperar o que é seu, os criminosos então exigem então o pagamento de centenas ou milhares de dólares. Cyberpunk 2077 está sendo usado em um golpe dessa natureza.

Segundo Tatyana Shishkova, analista de malwares de Android da Kaspersky, existem sites que imitam totalmente a interface do Google Play e prometem Cyberpunk 2077 para Android. Entretanto, quando o usuário faz o download do app e autoriza o acesso dele aos arquivos, se depara com uma mensagem de que o aparelho está bloqueado, a menos que paguem US$ 500 em bitcoins para uma determinada conta.

Não existe Cyberpunk 2077 para celulares, mas golpistas estão usando o jogo como atrativo

O único jeito de recuperar o acesso sem pagar é formatando o aparelho e restaurando algum backup anterior ao problema.

A dica é sempre ficar atento e não cair em promessas de parecem boas demais para serem verdade, como Cyberpunk 2077  de graça para celular ou versões gratuitas de qualquer outro jogo muito aguardado que acaba de ser lançado apenas no PC e consoles.

Cyberpunk 2077 está disponível para PC, Xbox One, Playstation 4 e Stadia. As versões para Xbox Series e Playstation 5 serão lançadas em 2021.