Conheça os Deviantes, os grandes vilões de Eternos

Espécie será responsável por trazer os heróis para o Universo Marvel

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Conheça os Deviantes, os grandes vilões de Eternos

Poucos heróis nos quadrinhos têm uma ligação tão forte com seus vilões quanto os Eternos. Estrela do próximo lançamento da Marvel nos cinemas, a equipe tem como inimigos os perigosos Deviantes, criaturas que obrigam os heróis a se reunirem para defender a Terra novamente. Perigosa, essa espécie tem uma grande importância nas HQs e já pode ter dado as caras secretamente no MCU.

Os Deviantes foram criados em 1976 pelo lendário quadrinista Jack Kirby, parceiro de Stan Lee na criação de personagens como Quarteto Fantástico, Vingadores, X-Men e muitos outros. Eles apareceram na primeira edição de Eternals, revista que contou um verdadeiro épico espacial sobre a raça de heróis com poderes divinos que chegará às telonas em breve.

A origem dos vilões está diretamente ligada aos Eternos e à própria raça humana. Isso porque os três grupos foram criados pelos Celestiais, os deuses espaciais do Universo Marvel. Em uma visita ao planeta Terra durante a Idade da Pedra, as entidades ficaram fascinadas com os macacos, formas de vida muito evoluídas para aquele período. Por isso, eles decidiram fazer experimentos nos primatas em um teste cujo resultado foi a criação de três espécies: os Deviantes, os humanos e os Eternos.

Deviantes, humanos e Eternos no traço de Jack Kirby

Os Eternos foram o grande sucesso da experiência, uma raça pacífica, imune ao tempo e à morte, que estava mais próxima dos deuses. No meio termo ficaram os humanos, que traziam em si um equilíbrio natural entre o impulso pela destruição e a capacidade de construir. Por fim, houveram os Deviantes, espécie que marcou o “fracasso” dos celestiais por serem apenas destrutivos e monstruosos.

Ao fim da experiência, a Terra foi deixada pelos Celestiais na mão das três espécies. Enquanto a humanidade evoluía, os Eternos se isolaram em montanhas onde desenvolveram superpoderes e os Deviantes conquistavam todo o resto com o uso de toda a violência característica de sua natureza. Segundo os quadrinhos, foi do embate entre homens e Deviantes que surgiram as primeiras lendas de guerreiros que lutavam contra demônios, trolls e orcs — forma que os humanos encontraram para caracterizar os monstros.

Graças a avanços tecnológicos na construção de armas e veículos, os Deviantes tomaram o controle de todo o planeta, que governaram com mãos de ferro durante séculos. Com a humanidade aos seus pés e os Eternos fora do caminho, eles se tornaram tão arrogantes que atacaram os Celestiais em uma das visitas das divindades à Terra. Para ensinar uma lição às criaturas, os deuses espaciais revidaram com uma arma muito similar à bomba atômica.

O resultado foi a morte da maior parte da população Deviante e a inundação de toda a Terra, que só não significou a extinção de toda a vida na Terra porque o Eterno Ikaris construiu uma arca gigantesca para transportar humanos e animais — um feito que inspirou a lenda do dilúvio na mitologia judaico-cristã dentro do Universo Marvel. Assim, o planeta passou a ser dominado pelos humanos enquanto os Deviantes foram relegados ao subsolo, apenas esperando uma oportunidade para atacar.

O ataque dos Celestiais e o dilúvio que destruiu os Deviantes

Deviantes no MCU

A chegada dos Deviantes aos cinemas será uma mistura entre elementos clássicos das HQs e a chegada de novas ideias. Assim como nos quadrinhos, eles terão visual bestial e serão a grande missão dos Eternos, que vão se unir para impedir que as criaturas ameacem a vida na Terra novamente.

Por outro lado, eles terão uma origem completamente diferente. O produtor Nate Moore revelou que ao invés de terráqueos como os humanos, eles serão “alienígenas parasitas que vão de planeta em planeta”. A motivação deles no cinema será exterminar a vida inteligente e se tornar os maiores predadores no mundo.

Deviante atacando em cena de Eternos (2021)

Por outro lado, é capaz que os Deviantes já tenham aparecido no MCU anteriormente de forma silenciosa. Isso porque nos quadrinhos, o vilão Thanos é um Eterno que nasceu com o gene Deviante. Dessa forma, ao invés de belo e pacífico como outros de sua raça, ele ganhou uma aparência mais monstruosa e uma tendência para a violência.

Como Eternos e Deviantes vão ganhar novas origens no cinema, não dá para saber se essa relação com o Titã Louco será mantida. Mas se for o caso, ele já se mostra um belo exemplo do quão perigosa essa espécie pode se tornar para todo o universo.

Thanos criança em um acampamento de Eternos

Eternos chega aos cinemas brasileiros em 4 de novembro.

Os eternos e deviantes estão presentes na HQ de Jack Kirby, lançada pela Panini. Garanta a sua! Caso adquira, o Jovem Nerd pode ter comissão. 

Mais notícias