Entrevista | Criador de SUPERHOT revela detalhes da versão VR e do novo modo para o jogo

Piotr Iwanicki esteve no BIG Festival e batemos um papo com ele

Bruno Izidro Publicado por Bruno Izidro
Entrevista | Criador de SUPERHOT revela detalhes da versão VR e do novo modo para o jogo

SUPERHOT era o jogo com mais indicações a prêmios do Big Festival 2016. Foram cinco no total, incluindo melhor jogo, mas ele acabou saindo sem troféus. Isso não pareceu afetar em nada o bom humor de Piotr Iwanicki, diretor e game designer de SUPERHOT, que veio da Polônia para participar do evento.

Ser indicado é o mais importante, porque dá essa possibilidade de mostrar seu jogo paras pessoas, fazer ele ser notado”, falou ele em entrevista ao Jovem Nerd News.

Na real, SUPERHOT já vem sendo notado há bastante tempo, desde quando o protótipo do jogo surgiu em uma game jam, em 2014, e depois quando os desenvolvedores (encabeçados por Piotr Iwanicki) conseguiram juntar mais de US$ 250 mil em uma campanha no Kickstarter. Tudo isso por simplesmente terem a ideia de juntar a jogabilidade de um FPS com uma mecânica de controle do tempo.

SUPERHOT finalmente foi lançado para PC no início do ano e pouco tempo depois para Xbox One. Se você curtiu o jogo tanto quanto a gente (assista ao Nerdplayer e leio nosso Review), vai querer saber o que Iwanicki tem a revelar sobre o futuro do game, que deve ganhar um novo modo e uma versão em realidade virtual em breve.

Survival Mode

Atualmente, parte do estúdio Superhot Team está trabalhando em um conteúdo adicional para o jogo, uma espécie de survival mode com fases procedurais, ou seja, construídas sem um padrão certo.

O que torna SUPERHOT mais divertido é a improvisação e é mais interessante improvisar quando você não conhece os espaços em que está, quando eles são configurados randomicamente e os inimigos aparecem de lugares diferentes todas as vezes.

De acordo com o desenvolvedor polonês, o modo trará uma experiência mais intensa que o modo principal de SUPERHOT, mas a estrutura básica do jogo ainda vai continuar a mesma: o tempo só flui quando o jogador se mexe.

desenvolvedor_superhot

O time também está planejando novas armas e inimigos com habilidades diferentes e que possuem escudos, tudo para elevar um pouco mais a dificuldade do jogo.

A dificuldade para você sobreviver a essas fases será maior, mas para ajudar o jogador haverá um sistema de modificares para alterar o gameplay e escolher uma estratégia.

O melhor disso tudo? O novo modo será um DLC gratuito para SUPERHOT. O único problema é que ainda não há uma data para ele ser lançado. Iwanicki diz que a previsão é para esse ano, mas também não descarta a possibilidade de só sair em 2017.

SUPERHOT VR

Se parte da equipe de SUPERHOT está ocupada com o novo modo, o restante está bem ocupado desenvolvendo a versão em realidade virtual do jogo. Uma versão VR já estava nos planos desde a época do Kickstarter, mas só demos a primeira olhada em como ele será na última E3, quando um trailer foi divulgado:

Iwanicki diz que SUPERHOT VR não será um simples port da versão já existente para a realidade virtual. O que eles estão fazendo é reconstruindo elementos do game quase do zero para tirar o melhor proveito da tecnologia. “As fases estão tendo que ser refeitas e as interações são outras”.

A principal mudança é que o jogador não controla os movimentos do personagem como no game original, já que essa mecânica não parece funcionar também em realidade virtual para SUPERHOT, como justifica o criador do jogo:

O movimento com um controle convencional (…) pode fazer uma confusão na cabeça do jogador, porque o corpo está parado aqui fora, mas mesmo assim, está em movimento (dentro jogo). Isso faz algumas pessoas ficarem tontas.

Por isso, em SUPERHOT VR, as coisas é que acontecem ao redor de você, mas a ação ainda será a mesma. “Mesmo que você não ande, você terá as interações de atirar, jogar objetos, só que agora mais próximo dos inimigos”, explica Iwanicki.

Superhot_vr

Outro detalhe é que SUPERHOT VR será um exclusivo de Oculus Rift, já que a Oculus está ajudando os desenvolvedores na produção dessa versão. Além disso, o game também exigirá o uso dos controles Oculus Touch, que ainda não foram lançados pela empresa.

Outras Plataformas

Por enquanto SUPERHOT foi lançado para PC e Xbox One, mas é bom esperar que o jogo apareça em outras plataformas no futuro. Iwanicki afirmou que atualmente está estudando a possibilidade levar o jogo para o mobile. “Estou fazendo protótipos agora e vamos ver se vão funcionar”, falou o desenvolvedor.

Por ter uma jogabilidade tão singular, talvez uma adaptação direta de SUPERHOT não se encaixe tão bem em pequenas telas de smartphones e tablets, por isso Iwanicki afirma que algumas mudanças possam aparecer nessas versões.

Talvez não seja em primeira pessoa e sim em terceira pessoa, mas sabemos que ainda há muita coisa para explorar em SUPERHOT.

Já para os fãs que esperam ver SUPERHOT no PS4, temos más notícias. Iwanicki diz que não planos para levar o jogo o console da Sony no momento. “Mas ele pode aparecer no futuro”, comenta.

Mais notícias