Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Diretor de Encounter fala sobre semelhanças entre história do filme e pandemia de COVID-19
Filmes

Diretor de Encounter fala sobre semelhanças entre história do filme e pandemia de COVID-19

Conversamos com Michael Pearce sobre a nova produção do Amazon Prime Video

Camila Sousa
Camila Sousa
10.dez.21 às 18h05
Atualizado há mais de 3 anos
Diretor de Encounter fala sobre semelhanças entre história do filme e pandemia de COVID-19

A pandemia de COVID-19 atingiu as pessoas de formas diferentes, e um dos grupos mais afetados foi o de pais. Além do desafio de ter as crianças em casa com as aulas suspensas, mães e pais tiveram o momento de tentar explicar aos pequenos o que estava acontecendo, sem assustá-los muito. Isso ressoa com a história de Encounter, filme original do Amazon Prime Video, estrelado por Riz Ahmed.

Na trama, o protagonista é um veterano dos fuzileiros navais, que acredita que a Terra está sendo invadida por pequenos alienígenas que entram no corpo das pessoas. Ao sentir o perigo iminente, ele tira os filhos Jay (Lucian-River Chauhan) e Bobby (Aditya Geddada) da casa da mãe das crianças, para tentar deixá-los seguros.

Watch on YouTube

Em entrevista ao NerdBunker, o diretor Michael Pearce explica que o roteiro é de Joe Barton (O Ritual), que começou a pensar na história há 10 anos, antes de qualquer ideia sobre a pandemia de COVID-19:

“Barton sempre teve a ideia dessa ‘ameaça invisível’ que está afetando a população. Quando escolhi Riz e íamos começar a filmar, era a primavera de 2020, quando a COVID-19 começou. Era estranho como o filme parecia refletir a vida real. Pensamos em adicionar alguns elementos sobre a COVID-19 em si, mas depois pensamos que a trama já estava ressoando tanto com o que estava acontecendo no mundo, que não era necessário forçar. Então realmente não mudamos muita coisa do material original. Foi um desses momentos estranhos em que sentimos que estávamos filmando algo que refletia o mundo ao redor.”

Ao mostrar Malik (personagem de Riz Ahmed) na estrada ao lado dos filhos, Encounter carrega a energia de um road movie, que aborda bastante a relação entre um pai que ficou ausente por muito tempo, e dois filhos que o amam, mas têm ressentimentos. Para Pearce, acertar a relação entre os três atores era um ponto crucial, já que a relação entre eles é o coração do filme:

“Foi um pouco assustador, porque eles não se encontraram até poucas semanas antes das gravações. E não pudemos fazer muitos ensaios por causa da COVID-19. Mas foi gratificante quando começamos as filmagens e vimos essa conexão entre eles. As duas crianças se espelharam muito no Riz, e ele tinha uma postura muito paternal com eles. Ele realmente os ajudou, sempre estava protegendo e foi bonito fazer o filme e ver os três criando essa ligação.”

Relação entre Malik e os filhos é o coração do filme

Sentimentos conflitantes

Mesmo unindo todos esses elementos, Encounter é um filme curiosamente divertido, que mescla cenas de tensão e humor organicamente. Questionado sobre isso, Michael Pearce explica que considera o humor uma das melhores ferramentas para trabalhar as histórias, mesmo quando elas não são naturalmente divertidas:

“O humor é uma válvula de escape. É uma forma do público respirar aliviado após um momento de tensão. Eu dificilmente confio em um longa que não tenha alguma leveza, ainda que seja um filme sombrio sobre crimes, etc. Os Bons Companheiros, por exemplo, é divertido, tem várias piadas. Acho que o trabalho do cineasta, ainda que você esteja fazendo um thriller tenso, é usar o humor para colocar oxigênio de volta no cinema, e deixar as pessoas respirarem.”

Parte do humor do filme é trazido justamente pelas interações entre Riz Ahmed e os jovens Lucian-River Chauhan e Aditya Geddada que, segundo o cineasta, improvisaram várias cenas que foram utilizadas no corte final.

Elenco principal de Encounter improvisou várias cenas

Com muita experiência em curtas-metragens, Michael Pearce tinha feito apenas outro longa até então, e dirigido um episódio da série Coming Up, em 2013. Para ele, trabalhar com a Amazon na produção de Encounter foi uma experiência única - que gerou vários sentimentos:

“Eu nunca tinha feito um filme para um grande estúdio antes, ou plataforma (...) É complicado como o streaming é, porque eu cresci indo aos cinemas, e sou muito romântico sobre a ‘experiência com a tela grande’. Mas o panorama está mudando, e o streaming permite que muitas pessoas assistam ao filme. O sucesso de uma produção não depende mais da semana de abertura. Então tenho sentimentos complicados [risos]. Às vezes eu quero voltar para o meio dos anos 1990, e às vezes acho que a situação [da indústria] está melhor agora.”

Encounter está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais