Eclipse lunar penumbral acontece hoje (5); saiba como acompanhar

Assista à transmissão ao vivo na internet!

Marina Val Publicado por Marina Val
Eclipse lunar penumbral acontece hoje (5); saiba como acompanhar

No fim da tarde de hoje (5), teremos um eclipse lunar penumbral que poderá ser visto em algumas regiões do Brasil. O fenômeno terá duração de 3 horas e 18 minutos, com ápice às 16h25 (horário de Brasília).

De acordo com o Time and Date, a Europa, África, Ásia e Austrália serão privilegiadas na visibilidade. Por aqui, será possível ver uma versão parcial do eclipse penumbral no Sul, Sudeste, parte do Norteste e do Centro-Oeste.

Para saber se será possível acompanhar o evento astronômico na sua cidade, é só clicar neste link e dar uma olhada no mapa interativo. Em algumas regiões será difícil observar o fenômeno por conta do excesso de nebulosidade e chuva.

Caso você queira ver o eclipse lunar penumbral de maneira mais plena, o The Virtual Telescope Project 2.0 vai fazer uma transmissão a partir das 16h (horário de Brasília). Confira abaixo:

No eclipse lunar penumbral a lua muda de cor e ganha tons mais escuros.

Isso acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam posicionados exatamente nesta ordem, porém não totalmente alinhados. Como parte da luz da nossa estrela mais próxima para de chegar ao satélite, ela fica em uma zona de penumbra, que seria uma sombra mais fraca.

Foto: Time and Date

Quando falamos de eclipse total ou parcial, que não é o caso do fenômeno de hoje, a Lua fica posicionada na zona de umbra e as sombras ficam mais fortes, podendo ocultar totalmente o satélite.