Chegamos em dezembro e essa época do ano nos traz várias coisas, como uvas passas e a eterna discussão de Duro de Matar ser ou não um filme de Natal. Jake Peralta, de Brooklyn Nine-Nine, acha que sim, mas a maioria dos norte-americanos dizem que Duro de Matar não é natalino. Uma pesquisa feita pela Morning Consult entrevistou milhares de adultos residentes dos EUA e 62% afirmam que o longa não é de natal. Apenas 25% acreditam que é um filme comemorativo de fim de ano e 13% não sabe ou não quis responder.
No geral, homens costumam classificar o filme dessa forma mais do que mulheres. Ao todo, 32% do público masculino diz que a saga é natalina; só 20% do público feminino classifica Duro de Matar como tal.
Para as mulheres, quanto mais velhas elas forem, mais vão acham que o longa não é de Natal.
Com os homens não existe uma faixa crescente ou decrescente. As faixas etárias que mais concordam com a afirmação são as situadas entre 30 e 54 anos de idade, as chamadas pessoas de "meia idade". Quem mais concorda que Duro de Matar é natalino são os homens adultos de 30 a 44 anos.
Confira mais informações no gráfico:
O debate aceca do filme ser o não de natal já perdura longos anos e diverge opiniões em todas os lugares. Em 2016, a revista Empire elegeu Duro de Matar como o melhor filme de natal já feito — causando discórdia entre seus leitores. Pessoas envolvidas com o longa também não concordam: o roteirista Steven E. de Souza diz que é um filme de Natal, mas Bruce Willis, o protagonista, diz que não.
A pesquisa foi feita durante os dias 15 a 18 de novembro com 2200 entrevistados e uma margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Duro de Matar terá mais um filme em breve. Chamado de McClane, o longa será uma espécie de prelúdio que se passará em 1979 mostrando quando John McClane ainda era um policial comum e como ele se tornou a figura destemida como todos conhecemos.