A jornada de Wanda Maximoff até Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

De vilã dos Vingadores a Feiticeira Escarlate

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
A jornada de Wanda Maximoff até Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente chegará aos cinemas nesta semana. A nova aventura da Marvel terá como destaque Wanda Maximoff, heroína com uma das jornadas mais interessantes do MCU.

Para que você relembre toda a história da personagem de Elizabeth Olsen ao longo dos anos, reunimos abaixo um dossiê completo para você relembrar como uma das vilãs dos Vingadores se tornou a famosa e temida Feiticeira Escarlate.

Wanda Maximoff

  • Codinome: Feiticeira Escarlate
  • Primeira aparição: Cena pós-créditos de Capitão América: Soldado Invernal (2014)
  • Aparece em: Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), WandaVision (2021) e What If…? (2021).

Desde que apareceu pela primeira vez em uma cena pós-créditos, Wanda Maximoff teve sua origem contada lentamente ao longo de vários filmes e séries da Marvel. Nascida em Sokovia junto ao irmão gêmeo Pietro (Aaron Taylor-Johnson), a garota presenciou os horrores da guerra ainda na infância. Uma das tradicionais “noites da TV” da família foi interrompida por um bombardeio de mísseis criados pelas indústrias Stark.

O primeiro bombardeio mata os pais das crianças, e o segundo só não vitima Wanda e Pietro porque a jovem utiliza um feitiço de forma inconsciente para desarmar o explosivo. O trauma fez a dupla crescer com ódio de Tony Stark (Robert Downey Jr.) e dos EUA, participando de protestos contra a ocupação norte-americana em Sokovia.

Nesses protestos eles foram convidados a se tornar cobaias de um experimento que pretendia dar poderes capazes de acabar com a guerra. Sem saber, eles caíram nas garras da H.I.D.R.A., que colocava pessoas normais em contato com a Joia da Mente escondida no Cetro de Loki. Únicos sobreviventes dos testes, os gêmeos ganharam poderes especiais. Pietro adquiriu supervelocidade e Wanda desenvolveu ainda mais a magia que já guardava dentro de si.

Os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff

Nessa época, os Vingadores foram à Sokovia para recuperar o Cetro. Os Maximoffs chegam a lutar contra a equip, mas permitem que eles batam em retirada em posse do objeto. Livres, eles se juntam ao Ultron em uma missão para matar e destruir os Heróis Mais Poderosos do mundo. Uma missão que os uniu até que Wanda leu a mente do robô e descobriu seus planos de matar toda a raça humana.

Arrependidos, eles unem forças com os Vingadores para derrotar Ultron. A nova missão acaba matando Pietro, que se sacrifica para salvar o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e uma criança inocente. Após derrotar o vilão, ela se junta à equipe e passa a morar no Complexo dos Vingadores, onde começa a se aproximar do Visão (Paul Bettany), quem se tornaria seu grande amor.

União com os Vingadores e Guerra Civil

A união da dupla foi colocada à prova quando os Vingadores se dividiram em times opostos durante a chamada “Guerra Civil”. A cisão começou após uma missão fracassada em que o vilão Ossos Cruzados tentou explodir a si mesmo. Wanda usou seus dons para conter a explosão, mas acabou detonando a energia próximo a um prédio cheio de pessoas.

As baixas civis levaram o governo dos EUA a criar o Acordo de Sokovia, que servia para regularizar as atividades dos heróis do país. Wanda seguiu o Capitão América (Chris Evans) e se opôs ao acordo, enquanto o Visão tomou partido do Homem de Ferro. A divisão na equipe chega ao ápice durante uma batalha em um aeroporto na Alemanha. No fim eles fazem as pazes e a garota acaba confinada na Balsa, uma prisão para pessoas superpoderosas. O cárcere não dura muito e ela é resgatada pelo Capitão América.

Wanda Maximoff fez parte do time do Capitão América na Guerra Civil

Depois da fuga, ela se escondeu na Europa, onde vivia uma vida feliz e pacata ao lado do Visão. Essa paz durou até o momento em que ele começou a sentir algo estranho vindo da Joia da Mente, um prenúncio sinistro sobre a chegada de Thanos.

A dupla é atacada por lacaios do vilão e só consegue fugir com a ajuda de outros Vingadores fugitivos, como Viúva Negra, Falcão e o próprio Capitão América. Cientes da ameaça, eles pensam em destruir a Joia da Mente para que o vilão não consiga pôr as mãos nela. Única pessoa capaz de fazer isso, Wanda se nega por não querer matar o amado. Com isso, eles pensam em um plano alternativo para retirar a Joia sem mata-lo, o que só poderia ser feito na avançada nação de Wakanda.

O processo é demorado e infelizmente os heróis não conseguem fazer a retirada antes da chegada de Thanos. Como último recurso, o Visão aceita o sacrifício e convence Wanda a destruir a Joia. Porém, o Titã Louco usa a Joia do Tempo para impedir a heroína e toma posse de todas as Gemas do Infinito. Com isso, ele estala os dedos e extermina metade da vida na galáxia – incluindo a própria Wanda Maximoff.

Wanda destrói a Jóia da Mente do Visão

A heroína é trazida de volta à vida cinco anos depois, quando os Vingadores conseguem desfazer o genocídio de Thanos. Em seu retorno, ela tem a chance de lutar contra o vilão e seu exército. Porém, como o Visão foi morto antes do estalo, ele não é trazido de volta à vida.

WandaVision e a vida após Ultimato

Encarando o luto pela terceira vez, ela tenta recuperar o corpo do Visão da E.S.P.A.D.A. para poder fazer um funeral apropriado para o marido. Afirmando que se trata de uma arma de grande potencial destrutivo, a organização não o libera. Sozinha, ela vai até a cidade de Westview, onde ele havia comprado um terreno para o casal. Tomada pela dor, ela acaba usando seus dons para remodelar a cidade em uma espécie de realidade alternativa.

Nesse mundo paralelo, ela vive como se estivesse em uma série de comédia como as que assistia na infância com os pais e o irmão. Por um lado, ela tem o cotidiano de família suburbana feliz ao lado do Visão e dos filhos Tommy e Billy. Por outro, manteve a população da cidade refém, vivendo vidas de mentira para mantê-la feliz.

No fim, as coisas saem de controle e ela descobre que também estava sendo manipulada por uma poderosa feiticeira chamada Agatha Harkness. Impressionada pelo poder de Wanda, a bruxa chega a Westview com o intuito de roubar a magia do caos da Vingadora.

Querendo descobrir a fonte de tanto poder, ela volta ao passado de Wanda, onde descobre que ela é a mitológica “Feiticeira Escarlate”. Tido como uma lenda, esse é o nome do ser capaz de manipular Magia do Caos e de criação espontânea. A revelação pega a própria feiticeira de surpresa, já que ela nunca aprendeu nada sobre magia e ainda assim é um ser de poderes tão grandiosos.

No fim, ela derrota Agatha Harkness e apaga a memória da inimiga – a quem acredita que verá de novo no futuro. Consciente de que errou ao praticamente sequestrar uma cidade, ela desfaz o feitiço e liberta Westview, ao custo de perder o Visão e os filhos, que só existiam dentro de seu feitiço. Por fim, ela se isola em uma cabana no meio da floresta, onde passa a estudar o Darkhold, um livro de magia que era posse de Harkness.

É nesse contexto que o Doutor Estranho aparece para pedir ajuda à Wanda. Com medo do que o multiverso pode trazer, ele recorre à outra Vingadora com poderes mágicos, que parte com ele na jornada que será mostrada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem estreia chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (5).

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1