Documentário polêmico explora acusações de abusos de Michael Jackson; veja o trailer

Filme de quatro horas estreou no Festival de Sundance e causou o cancelamento de obras relacionadas ao astro do pop

João Abbade Publicado por João Abbade

Um dos filmes mais longos e mais comentados do Festival de Sundance acaba de ganhar um trailer. O documentário Leaving Neverland, que será exibido em duas partes pela HBO, promete discutir e explorar um longo histórico de supostos abusos do cantor Michael Jackson. Apesar de serem muitas as acusações, todos os processos legais relacionados a esses supostos assédios foram arquivados em 2005 por falta de provas.

Veja o trailer acima.

No auge da sua carreira, Michael Jackson começou uma longa relação com dois garotos — na época com 7 e dez anos — e suas respectivas famílias. Agora com 40 e 36 anos,  James Safechuck e Wade Robson relatam supostas experiências traumáticas da convivência com o astro do pop. O documentário tem entrevistas com os dois, bem como com as mães e irmãs, — que relatam como “aquela fantasia idílica se tornou um pesadelo”.

O próprio trailer já tem momentos chocantes como Robson confessando que mentiu sobre sua relação com Michael durante a vida toda. Nos seus relatos ele diz que o próprio cantor pedia para que garotos não contassem a verdade do que acontecia no parque privativo Neverland. “Ele me disse que se qualquer um soubesse do que nós estamos fazendo, iríamos para a cadeia pro resto de nossas vidas”, conta um dos entrevistados no filme.

Leaving Neverland ainda nem estreou, mas a repercussão já trouxe represálias negativas para os herdeiros do cantor que morreu em 2009. Um musical com as canções do astro estava em testes e ensaiando para chegar a Broadway em 2020. Com medo da recepção do filme, a família decidiu cancelar as apresentações e a chegada da peça em Nova York.

Dirigido por Dan Reed, o documentário vai estrear na HBO americana em março. As quatro horas de filme serão divididas em duas partes — a primeira indo ao ar no dia 3 de março e a segunda no dia seguinte.

No Brasil, a primeira parte de Deixando Neverland será exibida em 16 de março, às 20h, e a parte final no dia seguinte, também às 20h, na HBO.