Conheça o brasileiro que termina Mega Man X em 35 minutos

Brasileiro é recordista também em Mega Man X3 e X5

Bruno Izidro Publicado por Bruno Izidro
Conheça o brasileiro que termina Mega Man X em 35 minutos

Quem chega para conversar com Luiz Miguel logo percebe na fala baixa e no jeito acanhado o quanto ele é tímido, mas quando ele assopra o seu cartucho japonês de Mega Man X (que por lá é conhecido por Rockman X) e começa a jogá-lo no Super Nintendo, ele se transforma em um monstro, no melhor sentido da palavra.

Esse cearense de 25 anos é um speedrunner, aqueles jogadores que buscam terminar games o mais rápido possível, e é especialista na série Mega Man X. Atualmente, Luiz está ganhando fama nesse cenário por colecionar recordes no jogo do robô azul da Capcom.

Luiz é recordista mundial em Mega Man X5, que ele termina em menos de 10 minutos. Em Mega Man X3 ele é o número 1 do mundo por zerar em 45 minutos, com 100%. Já no Mega Man X1, o brasileiro é recordista empatado com um americano na marca de 35 minutos e 10 segundos, também com 100%. Esse último recorde foi conquistado recentemente por ele.

Todos esses números são registrados no fórum criado pela própria comunidade de speedruns de Mega Man, uma das mais ativas e disputadas, e lá os recordes estão com vídeos e tudo como prova. Os feitos de Luiz são realmente incríveis e nem é preciso dizer o quanto ele tem habilidade com controle em mãos.

Nos jogos do Mega Man é preciso dar um dash e um pulo no final pra continuar com a velocidade, porque a cada dash que você dá, você perde um frame.

Enxergando a Matrix

Jogar rápido tem a ver com a habilidade, não há dúvida nisso, mas para chegar em um nível quase de perfeição, Luiz precisou também de bastante treino e dedicação. Para bater um recorde, ele estuda o jogo, assiste a vídeos de outros speedrunners, tenta achar bugs ou falhas para ganhar mais tempo e também analisa qual rota é a mais rápida para se fazer, já que – pra quem não se lembra – nos jogos da série Mega Man as fases podem ser completadas na ordem que o jogador quiser. Assim, ele consegue enxergar a “Matrix” por trás do game.

Megaman-X

Luiz conta que chega a jogar por oito horas, diariamente. Antes de igualar o recente recorde de Mega Man X1, por exemplo, ele ficou nesse ritmo por quatro meses, o que causou até mesmo um acidente. “Minha TV explodiu”, conta. “Eu estava jogando quando começou a sair fumaça, mas a TV já era bem antiga também, eu jogava em preto e branco”.

Quando isso aconteceu, Luiz ficou algumas semanas sem jogar por não ter dinheiro para comprar outra televisão, o que ele só conseguiu quando outro speedrunner, do Canadá, doou um aparelho para ele, porque sabia que o brasileiro poderia bater o recorde que estava buscando. Esse é o nível de moral que Luiz tem nesse meio.

Aqui vale também uma curiosidade sobre speedrunners: eles costumam usar TV antigas, de tubo, nos jogos antigos, já que as TVs de Led ou LCD causam lag nos comandos do controle.

A motivação para jogar

Jogar por oito horas um game, todos os dias, parece ritmo de jogador de eSports. Porém, fazer speedrun de Mega Man X não é o emprego de Luiz e ele não ganha um centavo com isso. Então, por que gastar tanto tempo só para bater um recorde de jogo? “Porque eu amo fazer isso”, responde Luiz. “É isso o que me motiva a continuar jogando”.

Luiz_Miguel_play

De certa forma, essa é a maneira mais sincera de mostrar uma verdadeira paixão pelos games que gosta. Quebrá-los mecanicamente para jogá-los de forma impossível, explorando cada pixel e salvando cada frame, é algo quase mágico de assistir.

Quem quiser acompanhar Luiz Miguel destruindo Mega Man X e também outros jogos que ele faz speedrun, pode acompanhar o canal dele no Twitch. Pra quem se interessou também por essa brincadeira de jogar o mais rápido possível, Luiz faz parte de uma comunidade no Facebook que reúne boa parte dos speedrunners aqui no Brasil e lá eles dão dicas pra quem está começando.