Claudia Kim fala sobre escolha de asiática para interpretar Nagini em Animais Fantásticos

pesar das críticas e da confusão online, a atriz não vê nada disso de forma negativa

João Abbade Publicado por João Abbade
Claudia Kim fala sobre escolha de asiática para interpretar Nagini em Animais Fantásticos

A escolha da atriz Claudia Kim para interpretar a versão humana da cobra Nagini em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald gerou polêmica. Alguns internautas acusaram a escolha de ser levemente racista, deixando uma asiática relegada a interpretar uma figura vilanesca e misteriosa.

Em entrevista publicada pelo AllKPop, a própria atriz afirma que a personagem deveria, sim, ter uma oriental no papel por conta da origem da cobra. Ela também apoiou a escolha de uma coreana para o papel ao invés do que geralmente se faz em Hollywood, que é escalar uma descendente. Kim diz:

Eu acho que Nagini deveria, sim, ser interpretada por uma asiática. A JK Rowling provavelmente procurou por uma atriz asiática por causa da origem da Nigini. Eu não sei se é meu orgulho falando, mas eu acho que eu trouxe algo diferente ao papel por ser uma coreana em Hollywood, um lugar onde tem muitos descendentes de Coreanos

Kim também reforçou a felicidade que teve ao conseguir o papel desejado e ressaltou a importância dessa escolha de elenco para a representatividade. “Imaginei que muitos espectadores Coreanos ficariam felizes”, menciona.

Quando descobri que iria interpretar a Nagini achei muito importante, pois é uma personagem grande na franquia. Harry Potter tem muitos atores caucasianos, então achei que muitos espectadores Coreanos ficariam felizes.

Apesar das críticas e da confusão online, a atriz não vê nada disso de forma negativa para o filme da franquia mágica de J.K. Rowling. Kim acha que críticas podem ajudar a melhorar cenário atual de Hollywood:

 Eu não vi essa controvérsia só de forma negativa.  Eu acredito que mudanças podem ser feitas dando destaque para atrizes asiáticas e com as pessoas manifestando quando veem problemas.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald vai mostrar que após ser preso pelo Congresso Mágico dos EUA no primeiro filme, o poderoso mago das trevas Grindelwald escapou e está reunindo seguidores para fazer com que os bruxos de sangue-puro dominem o mundo. Pensando em pará-lo, Alvo Dumbledore recruta Newt Scamander para ajudá-lo em uma batalha perigosíssima.

Leia a nossa crítica do primeiro longa, que foi dirigido por David Yates e contou com roteiro da própria J.K. Rowling. A série terá um total de cinco filmes e o segundo está previsto para 15 de novembro.