Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Cientista descarta infecção em humanos pelo fungo de The Last of Us
Séries, TV e Streaming

Cientista descarta infecção em humanos pelo fungo de The Last of Us

Vencer tais organismos é uma tarefa praticamente impossível, mas temos sistemas de defesa suficientes para evitar um apocalipse

Saori Almeida
Saori Almeida
27.jan.23 às 18h00
Atualizado há cerca de 2 anos
Cientista descarta infecção em humanos pelo fungo de The Last of Us
Reprodução/HBO Max

Nos jogos e na série de The Last of Us, os Infectados são vítimas do fungo Cordyceps. Com a estrondosa popularidade da recente produção do HBO Max, os representantes da ciência começaram a comentar sobre o assunto, confirmando que tal infecção destruidora não é possível de acontecer (em humanos) na vida real.

Paul Edward Stamets é um dos grandes nomes na área da micologia e compartilhou sua opinião sobre o capítulo 2 de The Last of Us no Twitter. Em suas palavras:

"Vamos cair na real. Cordyceps não pode infectar humanos. Mas todos os organismos devem comer. Existem animais que são predadores. Existem plantas que são predadoras. Existem fungos que são predadores. Somos todos parte de uma teia alimentar gigante onde somos sustentados uns pelos outros. Esta é uma informação fictícia tecida sobre um tema salpicado de micologia e que explora a micofobia: o medo de fungos. É natural que os humanos temam aquilo que é poderoso, mas misterioso e incompreendido."

View post on X

Stamets explica ainda que tais fungos poderiam, na verdade, ser a solução para alguns problemas que enfrentamos hoje. Mas a grande conclusão é que não temos como escapar desses organismos.

"Os fungos do tipo Cordyceps poderiam substituir a maioria dos pesticidas químicos por uma solução ecologicamente racional e economicamente escalável. [...] Notícia de última hora: eles estão em toda parte, o tempo todo, e você vive com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esses mesmos fungos existem sob cada passo que você dá. Os fungos nunca serão derrotados. Nossa sobrevivência depende de um tratado de paz com os fungos."

No mundo real, o Ophiocordyceps unilateralis (espécie específica apresentada em The Last of Us) parasita principalmente insetos e artrópodes como formigas, lacraias, etc. Tratando-se de humanos, temos sistemas de defesa suficientes para evitar infeções (ou um potencial apocalipse).

Abaixo, você pode conferir o Nerdologia que fala sobre o Cordyceps, produzido muito antes da sério do HBO:

Watch on YouTube

O lançamento de novos episódios da série de The Last of Us acontece todos os domingos às 23h (no horário de Brasília). A transmissão acontece de forma simultânea no canal HBO e no HBO Max.

Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.

Fontes: Collider

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais