Castle Rock | Criadores falam sobre os livros de Stephen King que inspiraram a série

Vários trabalhos do Rei inspiraram os roteiros

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
Castle Rock | Criadores falam sobre os livros de Stephen King que inspiraram a série

Castle Rock é uma série do Hulu baseada nas obras de Stephen King. Apesar de não adaptar diretamente nenhuma obra específica do autor, o programa empresta personagens, situações e temas de diversos livros dele.

Em entrevista ao THR, Sam Shaw e Dustin Thomason, criadores da série, citaram algumas de suas influências na construção dos roteiros. Para eles, os livros Quatro Estações, À Espera de Um Milagre, A Zona Morta e Trocas Macabras foram essenciais para o desenvolvimento de Castle Rock.

Eu acredito que existem vários fãs de Stephen King que não são fãs de Stephen King. Eles podem não ser fãs de terror, mas adoram os filmes Conta Comigo ou Um Sonho de Liberdade, e nem sabem que são baseados em livros de Stephen. Fazer a série foi como construir um videogame, com vários níveis de dificuldade, apesar de nenhum deles é muito difícil. Fizemos um roteiro que é acolhedor e acessível para o público que não conhece tanto.

Ele também explicaram que acreditam que Castle Rock seja, em alguns momentos, uma versão invertida de À Espera de um Milagre:

Em alguns aspectos a nossa narrativa dialoga ou faz referência a À Espera de um Milagre. É uma versão invertida daquela história, no sentido de que é um prisioneiro que é quase um deus, uma figura que lembra a bondade de Jesus Cristo e aqui temos um prisioneiro que pode ser algo mais maléfico.

Além de pequenas coisinhas escondidas, Castle Rock faz algumas referências mais claras ao trabalho de King, reaproveitando personagens e cenários dos livros do escritor, como a prisão de Shawshank (de Um Sonho de Liberdade), o policial Alan Pangborn (protagonista de Trocas Macabras), e uma historiadora que tem relação direta com O Iluminado.

Castle Rock é uma cidade no Maine que apareceu em vários contos e romances de King, sendo conhecida por ser um lugar maldito. A trama da série começa quando um misterioso homem aparece em uma ala abandonada da prisão de Shawshank. O advogado criminal Henry Deaver é acionado e precisa ir até lá para tentar entender o que aconteceu na cadeia. No meio de tudo isso, coisas muito, muito estranhas começam a acontecer.

O Hulu não está disponível no Brasil, por enquanto.