Cartas parabenizando grandes bilheterias são tradição em Hollywood

Costume iniciado por Spielberg e George Lucas perdura por décadas e culminou na cara de James Cameron à Marvel

João Abbade Publicado por João Abbade
Cartas parabenizando grandes bilheterias são tradição em Hollywood

Vinte anos atrás, a amizade de dois cineastas que viriam a se tornar lendários criou uma tradição em Hollywood que se perdura até os dias de hoje. E foi por conta desse velho costume que o diretor e produtor James Cameron enviou uma carta parabenizando Kevin Feige pelo sucesso de Vingadores: Ultimato nos cinemas do mundo todo. O filme dos super-heróis recentemente se tornou a segunda maior bilheteria da história ao atingir a marca de US$ 2,2 bilhões e Cameron classificou o feito como “incrível” — dizendo que o longa mostrou a força da indústria cinematográfica no século 21.

A tradição começou como uma brincadeira de Steven Spielberg, que enviou uma carta e um desenho para parabenizar seu amigo de faculdade, o grande George Lucas, que na época tinha lançado o seu primeiro grande sucesso com Star Wars: Uma Nova Esperança. Anos antes, Spielberg tinha visto sua carreira decolar no momento em que Tubarão se tornou a maior bilheteria da história.

Lucas conseguiu superar a façanha do amigo, ganhando, assim, uma carta que passava o bastão de recordista nos EUA.

“Caro George, na semana passada Star Wars ultrapassou Tubarão na bilheteria doméstica. A performance foi hiperespacial! Parabéns para todo mundo na cantina e as forças da sua imaginação que fizeram de Star Wars digno do trono. Sente-se bem nele. Do seu amigo, Steven Spielberg.”

Cinco anos depois, Lucas decidiu retribuir a gentileza, já que o E.T: O Extraterrestre havia levado o trono de volta para Spielberg. “A aventura do ET na Terra foi um grande presente intergalático de amizade que tocou a todos nós. Que a força esteja com você”, escreveu ele na carta acompanhada de Luke, Han e suas turma comemorando o sucesso do filme concorrente.

Caro Steven, Parabéns pra você e pro seu amigo extraterrestre. Essa semana ET passou Star Wars nas bilheterias dos Estados Unidos. A aventura do ET na Terra foi um grande presente intergalático de amizade que nos tocou. Que a força esteja com você. Do seu amigo, George Lucas”

Em 1980, com o lançamento de Star Wars: O Império Contra-Ataca, essa troca de desenhos já tinha se tornado um costume entre os dois cineasta. Por isso, Spielberg retribuiu novamente a honraria para Lucas. Agora com o próprio ET coroando R2-D2 por um novo recorde batido por Star Wars: o de filme a mais tempo seguido em cartaz.

 

Caro George, Parabéns por continuar sendo o filme a mais tempo em cartaz. Do seu amigo, Steven.”

De uma camaradagem para tradição em Hollywood

Foi só em 1997 que o ato de enviar cartas públicas deixou de ser uma cortesia entre amigos para se tornar algo importante em Hollywood como um todo. Na época, Titanic havia ultrapassado Star Wars como a maior bilheteria de estreia — o que gerou um recadinho de George Lucas para James Cameron. A carta foi menos elogiosa do que aquelas entre ele e Spielberg, mas vinha acompanhada de um desenho do navio afundando com vários personagens dentro — mostrando que Titanic havia destronado a fantasia espacial.

“Jim, parabéns! George”

Com essa carta de Lucas, a tradição foi estabelecida e replicada várias vezes com o decorrer dos anos: de Vingadores para Jurassic World, dos dinossauros para Star Wars e da galáxia tão tão distante de volta para os heróis da Marvel. Todas as cartas sempre eram divulgadas publicamente e vinham acompanhadas de um desenho engraçado — como um tiranossauro segurando o Mjonir ou o Homem de Ferro pegando o sabre de luz de Luke Skywalker.

Veja algumas dessas cartas abaixo:

O Marvel Studios parabeniza Jurassic World por ser a nova maior bilheteria em um fim de semana.”

“Universal Pictures, Steven, Frank e Colin parabenizam Star Wars por se tornar a maior bilheteria de primeiro fim de semana na história da galáxia”
“De uma galáxia tão tão distante para os heróis mais poderosos da Terra. Parabéns pela maior bilheteria no primeiro fim de semana. Da Kathy e todos na Lucasfilm.”

E então chegamos a mais recente delas — a carta divulgada a por Cameron para parabenizar Kevin Feige pelo sucesso de Vingadores: Ultimato. O recado foi divulgado no Twitter e veio acompanhado por um icebergue no formato da logo dos heróis. Confira:

“Ao Kevin e todo mundo na Marvel. Um icebergue naufragou o verdadeiro Titanic. Precisou de uma intervenção dos Vingadores para naufragar meu Titanic. Todos da Lightroom Enterntainment saúdam o incrível feito. Vocês mostraram que a indústria cinematográfica está maior do que nunca! Jim Cameron”

Desde que foi criada, a tradição só teve uma exceção: quando o próprio James Cameron ultrapassou a si mesmo em 2009, com Avatar superando Titanic na bilheteria mundial. Ele preferiu se poupar de escrever uma carta se auto-parabenizando. O que se revelou uma decisão sábia, não é mesmo?