Capitã Marvel | Confira 12 easter eggs que você pode ter deixado passar

Referências aos quadrinhos clássicos, aos anos 90 e muito mais

Marina Val Publicado por Marina Val
Capitã Marvel | Confira 12 easter eggs que você pode ter deixado passar

Capitã Marvel já chegou aos cinemas e, como era de se esperar de um filme do Universo Cinematográfico da Marvel, está recheado de easter eggs e referências. Selecionamos alguns que você pode ter deixado passar, mas, ATENÇÃO: só prossiga se já tiver assistido o longa! O texto abaixo contém SPOILERS.

Monica Rambeau

Monica Rambeau nos quadrinhos e Maria Rambeau no longa

No filme, Monica Rambeau é a filha da Maria, melhor amiga de Carol Danvers. Já nos quadrinhos, ela tem um papel muito mais importante. Ela foi a primeira mulher a usar o título de “Capitã Marvel”. Ao longo dos anos, ela trocou várias vezes de alcunha e foi chamada de Pulsar, Photon, Daystar, Sceptre e Lady-of-Light.

Um desses nomes, “Photon”, aparece na lataria do avião de Maria Rambeau. Se a garotinha eventualmente aparecer crescida e com superpoderes, seria uma boa ideia assumir esse apelido para homenagear a mãe.

Stan Lee

Stan Lee em Barrados no shopping

O legado de Stan Lee foi lembrado em dois momentos da exibição de Capitã Marvel. Na vinheta de abertura, que a aparição dos personagens do MCU foi substituída por inúmeros cameos da lenda dos quadrinhos, e em uma breve aparição que faz referência ao filme Barrados no Shopping.

Saiba mais sobre essa homenagem aqui!

As cores da Capitã

As várias cores dos trajes da Capitã Marvel e do Mar-Vell

Quando Carol decide que é hora de abandonar o padrão de cores usado pelos Kree, ela passa por várias combinações que homenageiam uniformes dos quadrinhos. Vermelho, amarelo e preto foram usados tanto pelo Mar-Vell original, quanto pela Carol Danvers durante a fase Ms. Marvel. Preto e prata faz referência à uma versão do uniforme criada por Jonathan Hickman. Já o branco e verde mostra a mesma paleta do traje usado por Mar-Vell quando ele chega pela primeira vez na Terra.

Projeto Pegasus

Carol e Maria trabalharam com uma cientista em um experimento no Projeto Pegasus, uma instalação militar secreta. Quem prestou bastante atenção reparou que esse é o mesmo local que Nick Fury foi acompanhar vários testes que estavam sendo feitos no Tesseract no começo de Os Vingadores.

Kelly Sue DeConnick

Kelly Sue, roteirista das HQs Capitã Marvel, faz uma breve aparição no filme

Quando Carol sai do trem, pouco depois da luta contra o Skull, ela passa por uma mulher que usa óculos e cabelos vermelhos. Essa pessoa não é uma figurante qualquer: ela é Kelly Sue DeConnick, roteirista responsável pelas HQs da Capitã Marvel entre 2012 e 2015!

A frase “Mais alto, mais longe, mais rápido” que é dita no filme também é uma referência ao arco da personagem “Higher, further, faster, more”, escrito por Kelly Sue.

Iniciativa “Protetores”

Protetor/Capitão Marvel

Antes de Nick Fury escolher “Vingadores” para designar o grupo de heróis superpoderosos que ele quer juntar, o personagem tenta usar o nome “Protetores”. Claro que com o destaque que é dado no filme, esse nome não seria totalmente aleatório.

Em uma realidade alternativa, Protetor é o nome de outro soldado Kree, Noh-Varr, que também usa a alcunha de Capitão Marvel por um tempo.

Os Eleitos: Onde o Futuro Começa

Os Eleitos: Onde o Futuro Começa

Quando Carol chega na Terra, ela cai direto em uma videolocadora (Caso você tenha nascido depois dos anos 2000, a loja era uma espécie de Netflix físico, no qual você alugava fitas VHS e DVD por um determinado período de tempo).

A única fita que a heroína pega é o VHS de Os Eleitos: Onde o Futuro Começa. A trama girava em torno de um grupo de pilotos (Chuck Yeager, Alan Shepard, John Glenn e outros) que se tornaram os primeiros primeiros astronautas, um conceito que tem algumas similaridades com a história da protagonista.

No fundo da locadora também é possível ver referências de Hook: A Volta do Capitão Gancho, Babe, o Porquinho Atrapalhado e True Lies.

Goose/Chewie

Rocket não gosta da mascote da Capitã Marvel

O pequeno e perigoso Flerken já tinha aparecido nos quadrinhos ao lado da Capitã, mas tinha um outro nome (Chewie, em homenagem ao Chewbacca) e era uma fêmea.

Ambas as versões da criatura parecem inofensivas em um primeiro momento, mas algum alienígena sempre aparece para alertar quão destruidora ela pode ser. No filme, essa função ficou para o Talos, enquanto nos quadrinhos é o Rocket, de Guardiões da Galáxia, que causa um alvoroço e tenta matar o bichano de outro planeta.

Invasão Secreta?

Skrulls se infiltram em nosso planeta em uma saga dos quadrinhos

O que os Kree comentam que Skrulls “silenciosamente se infiltram e tomam o controle” de planetas é o plot da saga Invasão Secreta, no qual é revelado que vários personagens foram substituídos por Skrulls. Por conta da presença dos alienígenas no filme, muitos fãs acharam que a história seria explorada de alguma maneira, mas, aparentemente, não passou de uma breve menção.

A Nave mais legal do Universo

Base da Mar-Vell no filme

Perto do final do filme, Carol leva Talos até a base que pertencia à Mar-Vell, lá eles encontram outros Skrulls que passaram os últimos anos escondidos, sem comunicação. Para passar o tempo, os alienígenas mais jovens usavam máquinas de pinball, mesa de pebolim, uma arminha NERF, um arcade de Centipede, um cubo mágico e algumas bonecas Troll. Além disso, uma lancheira da série Happy Days acaba tendo uma função bem prática na história.

Pulp Fiction

Talos e Jules tomando refrigerante em um copo que parece ser do Big Kahuna Burger

Dois momentos do longa parecem referenciar o personagem de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction: quando Fury e Coulson estão no carro, que tem um enquadramento similar ao filme de Tarantino, e quando Talos toma um refrigerante em um copo praticamente idêntico ao do Big Kahuna Burger.

Phil Coulson e Nick Fury em cena similar a de Vincent Vega e Jules Winnfield

Certamente algum dos diretores ou alguém da produção deve ser fã desse filme.

O Poderoso chefão

“Deixe a lancheira, pegue o Tesseract” é uma clara referência a uma das frases mais famosas do filme de mafiosos: “Deixe a arma, pegue os cannoli”.

No elenco de Capitã Marvel tem Brie Larson, Samuel L. Jackson, Jude Law, DeWanda Wise e Ben Mendelsohn. O roteiro foi escrito por Geneva Robertson-Dworet (Tomb Raider: A Origem) e a direção foi da dupla Anna Boden e Ryan Fleck.

Capitã Marvel já está nos cinemas brasileiros. Confira a nossa crítica!