Brasileiro registra impacto de um asteroide em Júpiter

Astrônomo amador José Luis Pereira viu um acontecimento raro

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa

O brasileiro José Luis Pereira registrou um momento raro no Sistema Solar: o impacto de um asteroide no planeta Júpiter.

Morador de São Caetano do Sul (SP), o astrônomo amador afirmou ao site Space que faz imagens sempre que possível em noites de céu claro, especialmente dos planetas Júpiter, Saturno e Marte. Na noite da última segunda-feira (13), o tempo não estava muito aberto na região, mas Pereira resolveu registrar as imagens mesmo assim e capturou o momento do impacto.

“Para a minha surpresa, no primeiro vídeo percebi um brilho diferente no planeta, mas não prestei atenção, porque imaginei que poderia ser resultado dos parâmetros adotados, então continuei vendo o vídeo normalmente. Só olhei o resultado na manhã do dia 14, quando o programa me alertou sobre a alta possibilidade de um impacto, e vi que o registro foi feito no primeiro vídeo”.

O brasileiro enviou o vídeo para Marc Delcroix, da Sociedade Astronômica da França, que confirmou que ele realmente tinha registrado um impacto no planeta. Acontecimentos do tipo são considerados raros, já que, desde 1994, apenas sete impactos semelhantes foram registrados em Júpiter.

“Para mim foi um momento de grande emoção, já que tento registrar um evento como esse há vários anos”, disse o brasileiro.

No momento do registro, José Luis Pereira estava utilizando um telescópio newtoniano de 275mm, com uma câmera do modelo QHY5III462C. As imagens passaram pelo programa DeTeCt, um software feito para processar registros de telescópios.

Mais notícias