Brasileiro bate recorde mundial e termina Super Mario World em menos de 2 minutos

Matheus Furtado bateu o recorde mundial com o tempo de 1m 15s 23ms

Bruno Izidro Publicado por Bruno Izidro
Brasileiro bate recorde mundial e termina Super Mario World em menos de 2 minutos

Em 2014, o catarinense Matheus Furtado decidiu reviver um dos seus jogos da infância, Super Mario World, de uma forma diferente. Ele não queria só derrotar o Bowser e salvar a princesa, o objetivo dele era terminar o clássico de Super Nintendo o mais rápido possível.

Agora, dois anos depois, o brasileiro não só atingiu o objetivo como bateu o recorde mundial de Super Mario World registrado no site internacional speedrun, que reúne o ranking de recordes de vários jogos.

Matheus, que também é conhecido como FURiOUS na comunidade de speedrun, aparece em primeiro na página dedicada a Super Mario World na categoria 0 Exit, também conhecida como Credit Warp, por usar um glitch logo na primeira fase que faz o jogo pular para os créditos finais.

Ele terminou o jogo com o tempo de 1m 15s 23ms. Claro que ele registrou o feito, que pode ser visto no vídeo abaixo:

Para quem não entendeu muita coisa do que aconteceu, o Jovem Nerd News conversou com Matheus para ele explicar como o glitch funciona, já que é necessária uma série comandos que precisam ser executados de forma precisa.

O glitch se chama item swap e acontece quando o Mario pula na frente do Yoshi e pega a moeda que ele iria engolir com a língua. Nesse momento o jogo acaba fazendo o Yoshi engolir outro sprite no lugar dessa moeda e que está pré-carregado fora da tela. No caso dessa fase, um inimigo Chargin Chuck.  (…) Quando isso acontece o game executa uma parte da memória ram do console, e é aí que todas aquelas ações que pareciam aleatórias antes, como cascos vermelhos sendo cuspidos pelo Yoshi, entram em ação, porque eram instruções que  eu estava ‘escrevendo’ para o jogo ler e pular para os créditos do jogo

Além disso, ele também fala que, no momento em que o Mário pega a moeda antes do Yoshi, é necessário estar com alguns botões dos dois controles do Super Nintendo pressionados: L + R e X no controle 1 e L + direita + baixo + select + Y + B no controle 2.

Para conseguir fazer tudo isso ao mesmo tempo, Matheus se utilizou da milenar técnica brasileira da gambiarra para poder ter os botões do segundo controle apertado, como mostra a imagem abaixo:

gambiarra_WR_mario

Mesmo que para alcançar o recorde o brasileiro tenha explorado os bugs do jogo, de maneira nenhuma o feito pode ser menosprezado, já que deu para perceber que é preciso bastante habilidade para realizar todos os comandos de forma precisa e rápida.

Afinal, não foi à toa que ele diz que demorou meses e algumas noites de sono até conseguir executar tudo:  “Antes de eu otimizar a rota do meu jeito, o menor tempo possível era 1m e 20 seg”, fala.

Segundo ele, ainda é possível baixar mais o tempo que conseguiu. “Tenho algumas otimizações mais arriscadas para tentar”, revela.

Quem quiser acompanhar Matheus na tentativa de bater o próprio recorde, ele transmite suas jogatinas no canal FURiOUS que possui no Twitch.