Avaliação dos jogos sofrem mudanças com novo sistema de análises do Steam

Atualização da ferramenta aconteceu em 12 de setembro

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
Avaliação dos jogos sofrem mudanças com novo sistema de análises do Steam

Na última segunda-feira, dia 12, a Valve realizou uma atualização no sistema de reviews do Steam. Entre as diversas alterações, a grande mudança foi no cálculo médio das análises dos jogadores, que agora prioriza opiniões de pessoas que compraram o título pelo Steam sobre aqueles que ativaram o produto com uma chave fornecida por terceiros.

O Steam Spy, site que contém diversas informações sobre vendas do Steam, fez um levantamento com 427 jogos que tiveram sua avaliação drasticamente afetada pelo novo sistema. A lista completa você pode conferir aqui.

Como analisado pelo Polygon, nela é possível ver alguns jogos, como Simple Ball, que perderam mais de 80% da pontuação de avaliação. Essa é uma indicação de desenvolvedoras que entregam chaves para pessoas dispostas a escreverem análises positivas ou até mesmo pagam para isso, dois casos que sempre geraram muita polêmica na comunidade do Steam.

Por outro lado, tem jogos como Mighty No. 9, que foi extremamente criticado por quem financiou o título no Kickstarter (e receberam chaves), mas que aparentemente é mais apreciado por quem comprou diretamente no Steam.