Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

Adobe está trabalhando em inteligência artificial capaz de identificar imagens editadas

Encontra os rastros deixados na edição

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Adobe está trabalhando em inteligência artificial capaz de identificar imagens editadas

A Adobe está trabalhando em ferramentas para facilitar e melhorar as edições de imagens com o auxílio de inteligência artificial, mas também está pesquisando como essa IA pode ajudar a detectar imagens modificadas.

Segundo o The Verge, a empresa mostrou os frutos dessa pesquisa durante a CVPR 2018 (Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões). O machine learning pode ser utilizado para identificar três tipos de manipulação de imagem — splicing (combinação de duas imagens diferentes), cloning (objetos duplicados na mesma imagem) e removal (quando algo é retirado da imagem). Esse tipo de edição deixa um rastro, criando inconsistências em variações aleatórias de cor e brilho, por exemplo, e a inteligência artificial aprendeu a encontrar os padrões mais comuns.

A pesquisa não tem aplicação direta em deepfakes — aqueles vídeos que substituem o rosto de uma pessoa pelo de outra de forma realista — mas pode ser usada para encontrar inconsistências onde ninguém procuraria.

Mais notícias