A Voz do Silêncio: Koe no Katachi é uma narrativa delicada e necessária

Mais um anime nas nossas recomendações do #30Dias30Dicas

Marina Val Publicado por Marina Val
A Voz do Silêncio: Koe no Katachi é uma narrativa delicada e necessária

A Voz do Silêncio: Koe no Katachi conta a história de Shoya Ishida, um bully, e Shoko Nishimiya, uma menina com um tipo de deficiência auditiva. A história começa quando os dois estão na sexta série e Shoko chega em uma nova escola. No começo, as crianças ficam curiosas em se comunicar com a nova coleguinha, mas pouco a pouco começam a ver a diferença como uma desculpa para maltratar e isolar a jovem. Shoya lidera as maiores crueldades, mas, anos depois, se vê colocado na posição da vítima até por aqueles que o apoiavam.

O longa é produzido pelo Kyoto Animation e dirigido por Naoko Yamada, baseado nos mangás de Yoshitoki Oima. Ele fala de maneira delicada sobre bullying, amadurecimento, transtornos mentais e como pequenas “brincadeiras”, que alguns podem considerar inofensivas, podem ter grandes repercussões no futuro.

Em pouco mais de duas horas, o filme consegue dar mais dimensões aos protagonistas do que simplesmente “o bully” e “a vítima” e também trazer uma reflexão necessária para o espectador, que pode se reconhecer em vários dos personagens em diferentes momentos de sua vida.

Por mais que essa inicialmente seja uma história sobre bullying, é também sobre empatia e sobre como todos nós podemos aprender a ouvir e entender o outro, apesar das diferenças.

A Voz do Silêncio: Koe no Katachi está disponível na Netflix.


Esta é a décima quinta dica do projeto da redação do NerdBunker#30Dias30Dicas. Durante trinta dias vamos publicar uma dica por dia aqui no site e em nossas redes sociais. TwitterInstagram e Facebook. A ideia é mostrar um pouco mais do que estamos consumindo por aqui: livros, animes, séries, filmes, etc. E ajudar o leitor nessa batalha que é encontrar algo legal no meio de tanta oferta.

E temos outras dicas no ar. Só escolher e clicar no nome abaixo e conferir!

  1. Dorohedoro (anime)
  2. The Arcana (jogo)
  3. Upload (série)
  4. I Am Not Okay With This (série)
  5. Floresta dos Medos (HQ)
  6. Undertale (jogo)
  7. O Sorriso da Hiena (livro)
  8. Um Lugar Chamado Notting Hill (filme)
  9. Haikyuu!! (anime)
  10. Bloodborne (jogo)
  11. The Wicked + The Divine (HQ)
  12. Sayonora Wild Hearts (jogo)
  13. Gravity Falls (série)
  14. Vignettes (jogo)