José Mojica Marins - mais conhecido por seu personagem, o Zé do Caixão - morreu em fevereiro de 2020, mas seu trabalho final só será lançado agora, em julho de 2023. A Praga, obra inédita do cineasta, ganhou trailer pela Elo Studios. Confira acima.
Com narração pelo próprio Zé do Caixão, a trama de A Praga acompanha Juvenal (Felipe Von Rhein), um jovem que, ignorando os perigos de se aproximar de uma velha senhora, provoca-a e é amaldiçoado por uma fome insaciável por carne crua. Começa, então, uma corrida desesperada na tentativa de se livrar da praga e sobreviver aos horrores proferidos pela bruxa.
O longa conclui um trabalho não finalizado em vida pelo diretor, com uma longa história de infortúnios. O projeto foi concebido na década de 1960, como um episódio da antologia Além, Muito Além do Além, exibida pela TV Bandeirantes entre 1967 e 1968. Essa versão, porém, se perdeu em um incêndio na emissora. Na década de 1980, Mojica refilmou A Praga, mas não conseguiu finalizá-la.
Quem retomou o projeto foi Eugenio Puppo, da Heco Produções, que se dedicou por 15 anos a buscar os rolos originais do filme perdido. A partir disso, restaurou os negativos em 4K, remasterizou a trilha sonora, ajustou as cores, e se juntou com a Elo Studios para lançar o longa no cinema.
Em comunicado, o produtor explicou a importância do projeto:
“Todo o cuidado que tivemos com a recuperação do filme foi importante para não deixar que ele se perdesse através da história. Fizemos de tudo para manter a autenticidade, oferecer ao público algo muito próximo do que tínhamos encontrado, com a veracidade de um autêntico filme de Mojica.Quando me contava sobre os vários trabalhos que não conseguiu concluir, ele sempre fazia referências ao 'A Praga'. Agora, finalmente o filme terá um lançamento à altura de sua importância.”
Depois de já ter sido exibido em diversos festivais de gênero pelo mundo, A Praga chega aos cinemas brasileiros em 6 de julho.
Antes do filme, há ainda a exibição do curta documental A Última Praga de Mojica, que mergulha no rico contexto da obra perdida e mostra um pouco do seu processo de restauração.