TikTok pode ser banido dos Estados Unidos em breve

Governo do país alega preocupações com vigilância

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
TikTok pode ser banido dos Estados Unidos em breve

O governo dos Estados Unidos quer proibir o TikTok de continuar funcionando no país. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump na última sexta-feira (31), depois que autoridades americanas revelarem preocupações de que o aplicativo esteja sendo usado pelo governo chinês para fins de propaganda e vigilância – saiba mais aqui.

Durante entrevista concedida a repórteres presentes no avião presidencial Air Force One, Trump deve anunciar em breve as medidas contra o rede social. “No que diz respeito TikTok, o estamos banindo dos Estados Unidos”, disse.

Ainda não se sabe de qual maneira o banimento acontecerá, mas segundo o presidente, ele se dará por meio de “poderes econômicos emergenciais” ou até mesmo “uma ordem executiva”.

Também na sexta-feira, funcionários encarregados do assunto dentro do governo Trump esperavam que o presidente assinasse uma ordem para forçar a ByteDance, empresa chinesa proprietária da plataforma de mídia social, a vender as operações americanas TikTok nos EUA.

No começo deste ano, a ByteDance, chegou a contratar o executivo Kevin Mayer, que trabalhou anteriormente na Disney, além de ressaltar seus escritórios em Londres e Los Angeles, em uma tentativa de desassociar sua imagem da China.

O aplicativo TikTok é um sucesso mundial e chegou a marca de 2 bilhões de downloads no último mês de abril.

As informações são da CNN.