Sarcófago encontrado após incêndio na Catedral de Notre-Dame será aberto

Objeto misterioso foi encontrado em boas condições enterrado em meio ao sistema de aquecimento

Pedro Siqueira Publicado por Pedro Siqueira
Sarcófago encontrado após incêndio na Catedral de Notre-Dame será aberto

Poderia ser a trama de um novo filme de Indiana Jones, mas não é nada além da vida real. Um sarcófago encontrado nas profundezas da Catedral de Notre-Dame de Paris após o incêndio que destruiu parte da estrutura, em 2019, vai ser aberto nas próximas semanas. Segundo a agência de notícias AFP, o artefato foi descoberto por trabalhadores no mês passado, durante o trabalho de preparação para o restauro do pináculo da catedral.

Segundo arqueólogos franceses, o sarcófago, revestido em chumbo, está em boas condições e foi enterrado próximo a um sistema de aquecimento datado do Século XIX. Estudos preliminares, no entanto, sugerem que o artefato pode ser ainda mais antigo, até mesmo do século XIV.

A agência também divulgou uma foto do objeto:

Por meio de uma câmera endoscópica, os pesquisadores já conseguiram determinar a presença de restos mortais humanos, além de tecidos, uma almofada de folhas e outros objetos ainda não identificados. O sarcófago passará agora por uma análise forense mais detalhada, que pode determinar o gênero e mais detalhes sobre a história do corpo.

A Catedral de Notre-Dame passou por um incêndio em 15 de abril de 2019, há exatos três anos. O incidente danificou o telhado da edificação, que chegou a cair. Desde então, o local passa por intenso trabalho de reconstrução.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1