A Netflix finalmente confirmou que Sandman terá sua aguardada segunda temporada. A novidade foi revelada com um vídeo e uma declaração de Neil Gaiman, indicando que a revanche entre Morpheus e Lucifer vai acontecer.
Além dessa indicação, no entanto, há mais pistas sobre o futuro da história no capítulo extra da primeira temporada, lançado em agosto. Contando duas histórias, o episódio aponta qual serão os próximos passos da série em seu segundo ano.
[A partir daqui, spoilers do capítulo 11 de Sandman]
O episódio especial de Sandman apresentou as histórias Um Sonho de Mil Gatos e Calíope. Enquanto a primeira parece ser uma história à parte, a segunda mostra Sonho (Tom Sturridge) reencontrando a personagem-título (Melissanthi Mahut), após se livrar da prisão da Ordem dos Antigos Mistérios. A deusa chama pelo Perpétuo em busca de ajuda por estar sendo escravizada e abusada pelo escritor Richard Madoc (Arthur Darvill).
Para a surpresa do público, essa súplica guarda uma parte importante da história do Lorde dos Sonhos. Conforme o episódio revela, ele e Calíope foram amantes e chegaram a ter um filho juntos. O problema é que o jovem, chamado Orfeu, foi ao Inferno atrás de sua amada e acabou morto, uma perda forte que o casal foi incapaz de superar. Culpando Morfeu pela morte do jovem, ela encerrou o romance e se afastou dele por séculos, até suplicar por sua ajuda no presente.

Sonho ajuda a personagem, que se liberta das garras de Richard. A forma como ele faz isso sem pensar duas vezes impressiona Calíope, que diz: “você mudou, Oneiros. Antigamente me deixaria apodrecer sem pestanejar”. Uma transformação que ele credita ao fato de ter “aprendido” coisas recentemente.
Essa observação nos leva ao quarto episódio da série, quando o Perpétuo encontra Nada (Deborah Oyelade) ao visitar o Inferno. A conversa dos dois revela que a jovem foi parar nos reinos de Lúcifer há 10 mil anos e que só o perdão de Morfeu pode libertá-la. O problema é que mesmo amando-a por todo esse tempo, ele ainda não foi capaz de desculpar.

É por conhecer esse lado impetuoso do Oneiros que Calíope se surpreende com a vinda do antigo amado em seu auxílio. Porém, é a forma como ela lida com seu agressor que prepara as próximas etapas da jornada de Morfeu. Isso porque ela pede para que Richard Madoc seja liberado do castigo que o Lorde dos Sonhos lhe conferiu e explica que decidiu perdoar o escritor para que ela mesma possa se curar das feridas causadas por ele.
Sonho fica claramente surpreso por ela querer a liberdade do homem que lhe fez tanto mal, mas é justamente a reflexão trazida por Calíope que serve como ponto de partida para os próximos passos do Perpétuo.
Como os fãs das HQs já suspeitavam, a próxima temporada da série vai adaptar Estação das Brumas, arco que mostra Morfeu voltando ao Inferno para libertar Nada. Para evitar spoilers, não daremos detalhes além dessa sinopse básica, mas é interessante notar que o primeiro passo dessa caminhada foi dada ao longo de toda a trama com Calíope.
Em primeiro lugar, o Perpétuo se mostrou mais aberto ao perdão ao libertar a divindade que o culpou pela morte do filho e o deixou. Além disso, a musa apresenta uma outra perspectiva para perdão, o que certamente colocou o Oneiros para pensar a respeito da situação com Nada.
Agora resta esperar como toda essa jornada será mostrada nas telas, em uma segunda temporada ainda sem previsão de estreia.
- Sandman: O que esperar da segunda temporada?
- Sandman: Leia a crítica da 1ª Temporada
- As maiores diferenças entre a HQ de Sandman e a série
- Sandman: Neil Gaiman e elenco discutem os desafios da série da Netflix
Enquanto isso, os fãs podem aproveitar a renovação para rever o primeiro ano de Sandman, que está disponível na Netflix.