Portal futurista conecta pessoas a mais de 600 km de distância

Lituânia e Polônia recebem portais que transmitem imagens em tempo real

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Portal futurista conecta pessoas a mais de 600 km de distância Foto: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

Parece algo saído de um filme, mas não é: duas cidades a mais de 600 km de distância uma da outra estão conectadas através de um portal — ou quase isso.

Embora ainda não seja possível atravessar de um local para o outro usando os portais como em Stargate, o projeto PORTAL mostra o que está acontecendo em outra parte do mundo em tempo real.

A cidade de Vilnius, na Lituânia, instalou um dispositivo circular que captura e transmite os arredores perto da estação de trem, permitindo que os moradores interajam em tempo real com pessoas que estejam na cidade de Lublin, na Polônia, que também recebeu um portal similar.

O portal em Lublin, na Polônia

Os dispositivos capturam vídeos em tempo real de uma das cidades e transmitem para o outro portal, permitindo interações entre pessoas a mais de 600 km de distância. O site oficial do projeto indica que novas unidades serão instaladas “em breve” em lugares como Reykjavik (Islândia) e Londres (Reino Unido).

O projeto conta com apoio da prefeitura de Vilnius e de Lublin, além de organizações como a Fundação Benediktas Gylys e o Crossroads Centre for Intercultural Creative Initiatives.

Mais notícias