48% da audiência acha que o Oscar é longo demais, aponta pesquisa

Levantamento da Morning Consult mostra que até os cinéfilos não gostam da duração da ceriminia

João Abbade Publicado por João Abbade
48% da audiência acha que o Oscar é longo demais, aponta pesquisa

Dê ao povo o que o povo quer. Uma pesquisa do Morning Report mostrou que 48% dos americanos veem a cerimonia do Oscar como muito longa. Até as pessoas que se auto-declararam cinéfilos não tem muita paciência para as mais de três horas do prêmio: 45% dos ávidos por cinema declaram a apresentação como longa, enquanto 42% diz ter a duração ideal.

De acordo com a pesquisa, apenas 20% do público americano vai até o final da cerimonia — que normalmente tem três horas de duração. Enquanto isso, 21% afirma que prefere ver apenas os melhores momentos no dia seguinte. Entre os cinéfilos, 33% dizem ir até o final de apresentação.

O Oscar vive uma crise de audiência e a pesquisa também computou o que faria a audiência do programa crescer. O que mais atraí pessoas ao show é o apreço pelo apresentador; 49% dos adultos tem tendência a ver o Oscar se o apresentador foi alguém querido. Essa informação deve preocupar a Academia — que até o momento não tem um apresentador para o Oscar 2019.

Outro ponto que aumentaria a audiência é o fato do público conhecer ou ser fã de algum dos indicados — dado que justifica a polêmica categoria de filme popular.

Já um ponto que afasta audiências, segundo a pesquisa, é o aspecto político do Oscar. Devido ao #MeToo e o #OscarsSoWthite, a Academia e os atores vem fortalecendo o aspecto político da cerimônia, algo que os telespectadores não estão gostando. A pesquisa aponta que uma apresentação com MENOS política poderia atrair até 40% dos entrevistados.

Os indicados da 91ª edição do Oscar serão anunciados em 22 de janeiro. A cerimônia oficial acontece em 24 de fevereiro de 2019. Um novo apresentador será anunciado.