Direitos de filmes, jogos e eventos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit estão à venda

Saul Zaentz Co. decidiu vender sua parte das obras de J.R.R. Tolkien

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Direitos de filmes, jogos e eventos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit estão à venda

De acordo com a Variety, os direitos de filmes, jogos, eventos ao vivo e merchandising de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e outras propriedades de J.R.R. Tolkien estão à venda. Quem está fazendo o negócio é a Saul Zaentz Co., que tem como uma de suas subsidiárias a Middle-earth Enterprises, que possui os direitos de várias obras do autor.

O site afirma que a empresa contratou a ACF Investment Bank para lidar com a venda, que começou a ser negociada esta semana. Executivos estariam em busca de empresas em Hollywood possivelmente interessadas no negócio, e a Amazon está no topo da lista. A projeção é que o negócio tenha o valor de pelo menos US$ 2 bilhões.

A empresa possui os direitos das obras desde 1976, quando seu fundador comprou diversas propriedades. Desde então, as obras de Tolkien têm sido alvo de várias disputas, incluindo processos da Saul Zaentz Co. contra a Warner Bros. e New Line, pela divisão dos lucros da trilogia de Peter Jackson.

A Variety afirma que a Warner Bros. ainda mantém alguns direitos do universo da Terra-média por conta da aquisição da New Line, mas grande parte deles possivelmente foi revertido para a Zaentz Co., já que o estúdio não está explorando os ativos. O anúncio mais recente da Warner sobre o universo é um filme animado sobre a origem do Abismo de Helm.

Cartaz de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
Amazon lançará série de O Senhor dos Anéis – e pode estar de olho em mais propriedades

O movimento de venda acontece meses antes do lançamento de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, série do Amazon Prime Video que promete ser uma superprodução. A empresa conseguiu os direitos para o seriado ao encontrar uma brecha no contrato da Saul Zaentz Co., e negociou diretamente com os detentores do espólio de Tolkien.

Com a venda das novas propriedades, o site diz que a Amazon é considerada uma das principais candidatas a fechar negócio, o que lhe permitiria ir além das histórias da Segunda Era da Terra-média e expandir o universo da série de TV. Fique ligado aqui no NerdBunker para saber mais sobre as negociações.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder terá oito episódios na primeira temporada. A estreia será no dia 2 de setembro, no Amazon Prime Video.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1