Muito antes de se tornar referência para plataformas de streaming, a Netflix surgiu em 1998 como uma locadora de DVDs (lembra delas?) via internet. Agora, 25 anos depois, a empresa enviou seu último disco via correio nos EUA, marcando o fim de uma era.
Basicamente, o serviço funcionava como uma locadora em que você pedia filmes pelo seu computador e recebia os discos via correio, com prazos de devolução mais tranquilos e até a capacidade de ordenar quais filmes você quer ver em uma lista — função que foi carregada para o streaming.
Em abril de 1998, o primeiro DVD que a Netflix enviou por correio foi Os Fantasmas Se Divertem (ou Beetlejuice), clássico de Tim Burton. Em 2023, o último DVD enviado por correio pela Netflix foi Bravura Indômita (2010), filmes dos Irmãos Coen que adapta o clássico romance faroeste de Charles Portis.
A empresa manteve seu serviço original mesmo após ter desbravado e conquistado o mundo do streaming, mas após uma queda vertiginosa nos usuários da locação de mídia física, o serviço chegou ao fim. O CEO Ted Sarandos auxiliou no envio dos últimos filmes, e o executivo agradeceu aos locatários em postagem no Instagram:
“Enviamos mais de 5 bilhões desses amados envelopes vermelhos, para cidades e metrópoles, gigantes ou pequenas que talvez não tivessem acesso à variedade de filmes e séries que oferecíamos. Obrigado a todos os assinantes e funcionários do serviço de DVD por esses 25 anos fazendo história!”
Confira a postagem do CEO da Netflix abaixo:
Se tudo soa distante para os brasileiros, é porque é mesmo. Por aqui, a Netflix só chegou quando já oferecia streaming. Ainda assim, foi o serviço de DVDs que criou a empresa, portanto é o fim de uma era importante.
- Netflix é processada por causa de jogo de Rebel Moon
- Netflix explora sucesso dos k-dramas em vídeo com astros do gênero
Fonte: TV Line