Impressione-se com a Levitação Quântica

Já dizia Arthur C. Clarke: “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”. E o vídeo abaixo da Levitação Quântica está fazendo um sucesso absurdo por parecer justamente isso: mágica. Através de física quântica, cientistas da Universidade de Tel Aviv em Israel desenvolveram um simples porém complexo sistema de levitação, através de magnetismo e condutividade. Confira […]

Stephan Martins Publicado por Stephan Martins
Impressione-se com a Levitação Quântica

Já dizia Arthur C. Clarke: “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”. E o vídeo abaixo da Levitação Quântica está fazendo um sucesso absurdo por parecer justamente isso: mágica.

Através de física quântica, cientistas da Universidade de Tel Aviv em Israel desenvolveram um simples porém complexo sistema de levitação, através de magnetismo e condutividade. Confira o vídeo, e uma explicação logo abaixo:

“Supercondutividade e campos magnéticos não se gostam. Quando possível, o supercondutor irá expelir todo o campo magnético de dentro. Este é o efeito Meissner. No nosso caso, já que o supercondutor é extremamente fino, o campo magnético de fato penetra. No entanto, o faz isso em quantidades discretas (isso é física quântica afinal de contas!) chamadas tubos de fluxo.”

“Dentro de cada tubo de fluxo magnético, a supercondutividade é localmente destruída. O supercondutor tentará manter os tubos magnéticos travados em áreas fracas. Qualquer movimento espacial do supercondutor causará os tubos de fluxo a se moverem. Para prevenir isso, o supercondutor permanece ‘preso’ no ar.”

Agora coloquemos a ciência de lado e vamos ao que importa: até quando termos uma Hoverboard funcional?!

Via The Escapist


Stephan Martins
Stephan Martins sempre foi péssimo no skate. Culpa das rodas.

.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1