Eddie Redmayne critica comentários de J.K. Rowling sobre pessoas trans

"Sei que meus queridos amigos e colegas trans estão cansados desse questionamento constante das identidades deles"

Marina Val Publicado por Marina Val
Eddie Redmayne critica comentários de J.K. Rowling sobre pessoas trans

Depois de Daniel Radcliffe, ator que interpreta o protagonista na saga cinematográfica Harry Potter, se manifestar sobre os comentários de J.K. Rowling sobre pessoas trans (veja aqui), chegou a vez de outro ator de um spin-off da franquia seguir o mesmo caminho.

Eddie Redmayne, ator que interpreta Newt Scamander em Animais Fantásticos, deu uma declaração para a Variety na qual critica os comentários da autora:

Respeito por pessoas trans continua sendo uma necessidade cultural e, ao longo dos anos, venho tentado constantemente me educar. Isso é um processo constante. Como alguém que trabalhou tanto com J.K. Rowling quanto membros da comunidade trans, queria deixar absolutamente claro meu posicionamento. Eu discordo dos comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidade não-binárias são válidas. Nunca falaria em nome da comunidade, mas sei que meus queridos amigos e colegas trans estão cansados desse questionamento constante das identidades deles, que muito frequentemente resulta em violência e abuso. Eles apenas querem viver a vida deles em paz e já é hora de deixar isso acontecer.

Antes de interpretar o magizoologista em Animais Fantásticos, Redmayne foi indicado ao Oscar por seu papel em A Garota Dinamarquesa. Na trama, ele interpretou Lili Elbe, uma das primeiras pessoas do mundo a passar por uma cirurgia de redesignação de gênero.

Harry Potter começou como uma saga literária que contava a história do menino que sobreviveu e já teve mais de 500 mil cópias vendidas. Posteriormente, os livros foram adaptados para o cinema em oito filmes. Em 2016, a franquia recebeu o spin off prequel Animais Fantásticos, cujo terceiro filme está previsto para se passar no Brasil.