Para muitos fãs de Duro de Matar, o filme é uma das melhores produções de Natal já feitas. Tendo isso em mente, o diretor John McTiernan falou sobre como o longa foi criado e passou por mudanças até chegar ao clássico que se tornou.
Em vídeo publicado pelo American Film Institute, o cineasta falou que, no início, Duro de Matar falava apenas sobre terroristas que iam para Los Angeles e acabavam com as celebrações de fim de ano.
McTiernan queria que o filme seguisse uma direção diferente e menos complicada, e ele propôs um plano para colocar no roteiro o que chamou de "espírito do Natal".
"Eu falei com Joel Silver [produtor] e disse: 'Tudo bem, se você quer que eu faça este filme sobre terroristas, eu quero torná-lo algo onde o herói, logo na primeira cena, quando o motorista da limusine se desculpa por nunca ter entrado em uma limusine antes, diz que está tudo bem porque ele também tinha andado em uma limusine antes. Ok, temos um herói da classe trabalhadora. E Joel entendeu o que eu quis dizer. E ele disse, tudo bem e, então, começamos a trabalhar nisso... E de fato, todos, quando começaram a trabalhar no filme, começaram a ter, como eu disse, essa ideia de esse filme abordar um fugitivo. E havia uma alegria nisso. [...] E foi assim que Duro de Matar se tornou um filme de Natal, mesmo sem a intenção. A alegria que veio dele é que o transformou em um filme de Natal."
- Duro de Matar 4.0 | Justin Long relembra pegadinha que fez com Bruce Willis no set
- Duro de Matar vai virar um jogo de tabuleiro
- Bruce Willis volta a viver John McClane em comercial inspirado em Duro de Matar; assista
Duro de Matar estreou em 1988 e é até hoje considerado um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. O longa consagrou Bruce Willis como uma estrela do gênero.