Chico Buarque será indenizado após empresa usar capa de álbum em anúncio

Imagem com duas expressões do músico virou meme nas redes sociais

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa
Chico Buarque será indenizado após empresa usar capa de álbum em anúncio

Chico Buarque será indenizado por uma empresa de softwares, após o uso da capa do álbum Chico Buarque de Hollanda, de 1966, em uma propaganda.

Segundo o site ConJur, a sentença foi dada pelo 6º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, que entendeu que não houve autorização para o uso da imagem de forma comercial, motivo alegado por Buarque. A foto foi utilizada em uma postagem nas redes sociais, com a legenda: “A possibilidade de atender de qualquer lugar e ter consultas com pacientes de todo o mundo deixa a gente igual o segundo Chico Buarque aí em cima”.

Capa completa do álbum

Já a empresa, que desenvolve aplicativos para clínicas e consultórios médicos, alegou que a imagem já tinha se tornado popular na internet nos últimos anos, e que não teve a intenção de ganhar em cima da imagem de Chico Buarque como artista, e sim de trazer o sentimento de brincadeira que a foto passou a ter.

Apesar disso, a decisão afirma que o uso indevido da imagem em outras oportunidades não isenta a empresa da responsabilidade pela publicação, especialmente pelo teor comercial do uso. A propaganda foi deletada das redes sociais e a indenização será no valor de R$ 25 mil.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1