Atari decreta falência

A empresa pioneira no mundo dos games, que popularizou o conceito de console e jogos de cartucho, declarou essa semana nos Estados Unidos que está entrando com um processo de falência. Mas, apesar disso ela não deve fechar as portas. A Atari tem mais de 31 anos no mundo dos games, a empresa foi a […]

Mauricio Faccio Publicado por Mauricio Faccio
Atari decreta falência

A empresa pioneira no mundo dos games, que popularizou o conceito de console e jogos de cartucho, declarou essa semana nos Estados Unidos que está entrando com um processo de falência. Mas, apesar disso ela não deve fechar as portas.

A Atari tem mais de 31 anos no mundo dos games, a empresa foi a grande responsável por abrir as portas de lares no mundo todo para a entrada do vídeo game. Mas, mesmo sendo a grande responsável por essa popularização, durante toda a sua existência a Atari enfrentou problemas financeiros, pode-se dizer que desde o console Atari 2600 a empresa não consegue emplacar um vídeo game ou um jogo.

O mais recente problema da Atari, que a está levando a pedir falência, começou dez anos atrás, quando parte da empresa foi adquirida pela Infogrames, empresa francesa também produtora de jogos. Nos últimos anos a Atari S.A., braço francês da empresa começou a dar prejuízos constantes o que acabou prejudicando a sua contraparte americana, a Atari Inc.

Para evitar que a Atari americana acabe indo para o buraco junto com a Atari francesa, foi feito então o pedido de falência. Assim a Atari Inc pode ser desligada da Atari S.A. e continuar os seus trabalhos normalmente.

Mesmo com todos os problemas a Atari Inc. conseguiu fechar os dois últimos anos com um saldo positivo. Respectivamente em 2011 e 2012 a Atari americana fechou com lucro de US$11 e US$4 milhões. Números muito pequenos para uma empresa do ramo, mas o suficiente para não dar prejuízo.

Após todos os problemas judicias que a Atari deve enfrentar para se desligar da sua versão francesa, as operações da empresa devem continuar, principalmente no mercado de jogos para celulares.

Comercial do Atari 2600

O início do fim: Atari Jaguar

Via L.A. Times


Mau Mau levanta a plaquinha: “Eu já sabia!”

.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1