A Origem | Michael Caine pode ter dado resposta definitiva sobre o final

A última cena era realidade ou um sonho?

Jefferson Sato Publicado por Jefferson Sato
A Origem | Michael Caine pode ter dado resposta definitiva sobre o final

Desde que A Origem estreou nos cinemas, em 2010, a comunidade vem discutindo se sua última cena era parte da realidade ou apenas um sonho do protagonista Dom Cobb (Leonardo DiCaprio). Agora, oito anos depois, o ator Michael Caine pode ter finalmente dado a resposta.

Durante uma apresentação no Film 4 Summer Screen (via Independent), Caine fez um breve discurso antes da exibição do filme, relembrando uma conversa que teve com o diretor, Christopher Nolan, que é bastante reveladora:

Quando eu recebi o roteiro de A Origem, eu estava um pouco confuso e então disse para ele: ‘Eu não entendo onde é sonho. Quando é sonho e quando é realidade?’ Ele respondeu: ‘Bem, se você está na cena, é realidade.’ Então é isso: se estou nela, é realidade. Se não estou, é sonho.

Na cena final de A Origem, vemos Cobb conquistando o sonho de apagar seu registro criminal e conseguindo acesso aos Estados Unidos, onde finalmente se reencontra com seus filhos. Desacreditado, ele gira seu totem, um pião especial, que cai se estiver na realidade ou gira indefinidamente em um sonho.

A cena termina com o quadro fechado no pião, mas acaba antes de mostrar se ele cai ou não, o que sempre gerou discussões entre os fãs sobre a natureza da cena. O personagem de Michael Caine, no entanto, está neste trecho final, o que, segundo a lógica do ator, indica que era realidade, e não um sonho.