Jovem Nerd

O que esperar da E3 2017?

Falta pouco até a próxima e aguardada edição da Electronic Entertainment Expo (E3) e, como sempre, novidade é algo que não vai faltar no evento. Outra coisa que não falta é expectativa dos fãs, que já especulam o que, exatamente, vamos poder conferir na feira.

Preparamos um especial para facilitar a vida dos nerds, listando todas as conferências da E3 2017, quando acompanhá-las, os principais jogos confirmados e quais surpresas a gente pode esperar na semana mais importante da indústria dos games.

Electronic Arts

e3-star-wars-bf2

O que esperar: É provável que o maior foco durante o evento EA Play 2017 seja Star Wars Battlefront II, considerando o quão grande ele deve ser e quantas promessas têm sido feitas para os fãs depois da decepção que foi o primeiro jogo.

Outras apostas certas são novos jogos de suas franquias de esportes, como FIFA, Madden NFL e NBA Live. A empresa também deve dar detalhes do novo Need for Speed, título que já tinha prometido revelar no evento.

Conferência: 10 de junho, às 16h (Brasília)
Onde assistir: Site oficial

Microsoft

e3-sea-of-thieves

O que esperar: Não há a menor dúvida de que a apresentação da Microsoft e seu foco durante toda a feira será sobre o Project Scorpio, que deve finalmente ganhar nome e visual definitivos. Isso sem falar no principal para que o console dê certo: os jogos novos que a plataforma terá, além de antigos que possivelmente receberão atualização para aproveitarem o poder adicional do aparelho.

Aliás, a Microsoft tinha afirmado anteriormente que a apresentação seria focada em jogos. Apesar disso, não existem muitos títulos exclusivos no horizonte para as plataformas da empresa. Se ela realmente cumprir a promessa, podemos apostar em Sea of Thieves, State of Decay 2, Crackdown 3 e possivelmente diversos outros que ainda não foram revelados.

Conferência: 11 de junho, às 18h (Brasília)
Onde assistir: Site oficial

Bethesda

e3-quake

O que esperar: A Bethesda é outro mistério neste ano. Quake Champinons parece ser uma aposta certa para a apresentação, mas a empresa costuma ter surpresas reservadas para a ocasião.

Será que veremos um novo The Elder Scrolls? Spin-off de Fallout feito por um estúdio terceirizado como New Vegas? Wolfenstein? Está difícil adivinhar por enquanto, o que só aumenta a expectativa.

Conferência: 12 de junho, 1h (Brasília)
Onde assistir: Twitch

Ubisoft

far-cry-5

O que esperar: A Ubi é outra que tem uma boa lista de jogos sendo preparados, sendo que todos têm potencial para aparecerem em sua apresentação, que ainda não teve data revelada. Tradicionalmente, a conferência da empresa costuma acontecer na segunda-feira (12 de junho), o que provavelmente será o caso neste ano também.

Podemos esperar jogos como South Park: A Fenda que Abunda Força, talvez com uma data de lançamento definitiva. É provável que revelem o novo do próximo Assassin’s Creed, supostamente chamado de Origins, e mais detalhes de Far Cry 5.

Também é possível que mostrem Mario + Rabbids Kingdom Battle, que ainda não foi oficializado mas já teve até imagens. Por outro lado, não devemos ter nada do aguardado Beyond Good & Evil 2 ainda. Mas o fato é que a empresa com certeza tem algumas surpresas guardadas, se as conferências anteriores servem como qualquer indicação.

Conferência: 12 de junho, 17h (Brasília)
Onde assistir: Twitch

Sony

e3-spider-man

O que esperar: A Sony tem alguns dos títulos exclusivos mais aguardados pelo público sendo produzidos no momento. The Last of Us Part II, Spider-Man, Uncharted: The Lost Legacy, Days Gone e God of War, citando apenas os principais. É uma lista bastante forte e a empresa certamente tem munição para acertar os fãs com a metralhadora de hype.

Considerando que Destiny 2 e Call of Duty: WWII terão fase beta antecipada para PS4, sem falar no fato de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy ser temporariamente exclusivo da plataforma, é possível que a Activision marque presença no palco da Sony. Falando em jogos de terceiros, com alguma sorte, até Hideo Kojima pode aparecer para finalmente revelar mais de Death Stranding.

A melhor parte é que isso é só o que sabemos existir. É bastante possível que a empresa anuncie outras novidades na apresentação, incluindo novos jogos para PlayStation 4 Pro e experiências inéditas para PlayStation VR, se a empresa não quiser que o aparelho de realidade virtual tenha o mesmo destino cruel do PS Move e de um certo portátil. É a VITA. Quer dizer, vida.

e3-psvr

Conferência: 12 de junho, às 22h (Brasília)
Onde assistir: Twitch

Nintendo

e3-mario-odyssey

O que esperar: Na verdade, a Nintendo não faz uma conferência na E3 há uns bons anos. Em 2017, ela fará uma transmissão para revelar suas principais novidades e depois ficará focada em transmitir o palco da Treehouse, que deve mostrar jogos e entrevistas com desenvolvedores ao vivo durante toda a feira. A estratégia é estranha, mas deu certo no ano passado, graças a The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Em outras palavras, o que importa são os jogos, que são um mistério por enquanto. Certamente saberemos mais de Super Mario Odyssey, o próximo grande lançamento do Switch e a principal estrela na feira por parte da Nintendo. Possivelmente saberemos mais de Fire Emblem Warriors e o novo jogo do RPG tático para o console, além Xenoblade Chronicles 2, embora nenhum destes três estejam confirmados.

Também é possível que a Nintendo finalmente revele alguns jogos que estão sendo especulados desde o ano passado, como o já citado Mario + Rabbids Kingdom Battle, e o suposto Pokémon Stars. Metroid e F-Zero? Extremamente improvável…

Conferência: 13 de junho, às 13h (Brasília)
Onde assistir: Twitch, YouTube

Square Enix, Rockstar Games e outros

e3-cyberpunk-2077

O que esperar: Além destas, diversas outras publicadoras e desenvolvedoras marcarão presença na E3 2017 e que podem surpreender os fãs. A Rockstar Games sem dúvidas deve abalar a comunidade com Red Dead Redemption 2, facilmente um dos jogos mais esperados.

A Gearbox, por exemplo, pode enfim revelar o Borderlands 3, enquanto a CD Projekt RED pode finalmente dar detalhes do aguardado Cyberpunk 2077. Como já citamos, Kojima também pode dar detalhes de Death Stranding, o que não seria nada ruim.

A Square Enix também tem os fãs na ponta da cadeira esperando algo novo de Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy VII Remake, sem contar o Avengers Project, que está sendo feito em parceria com a Marvel.


Estes são alguns dos jogos e novidades que poderemos encontrar na E3 2017. E vocês, o que esperam da feira?

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player