Jovem Nerd

Quem são os Novos Mutantes? Tudo sobre Os Jovens Filhos do Átomo!

X-Men é uma franquia de sucesso. Adorados por fãs em todo mundo, os heróis mutantes são tão queridos pelo público, que nunca deixam de produzir equipes adjacentes nos quadrinhos, filmes e TV. Desde o grupo formado pelos seus fundadores (X-Factor), passando pelos times dourado e azul dos anos 90 e outras formações como a Geração X, X-Force e X-Táticos, temos fórmulas que sempre despertam a curiosidade dos aficionados e conseguem deixar a sua marca no mundo do entretenimento. Entretanto, anterior a todas estas ramificações, existiu uma equipe que demonstrou a força dos Homo Superior como produto de sucesso nos quadrinhos: Os Novos Mutantes.

Criados em 1982 por Chris Claremont e Bob McLeod, na revista Marvel Graphic Novel #4, Os Novos Mutantes surgiram como um novo recomeço para Charles Xavier, que acreditava ter perdido todos os X-Men na ocasião. Mesmo relutante, o maior telepata do mundo é forçado a reunir um grupo de jovens envolvidos em uma tramoia de Donald Pierce (aquele mesmo, que falamos aqui) e depois passa a treiná-los para que dominem seus dons. Mais tarde, o Professor X descobre que estava sob influência da Ninhada, que tinha o objetivo de reunir mais mutantes para usarem como hospedeiros. Após vencer essa nova ameaça, os Novos Mutantes seguem na Escola Para Jovens Superdotados como pretensos sucessores do grupo principal de mutantes.

Com o anúncio do filme da franquia e a confirmação de parte do elenco, criamos um guia com informações indispensáveis sobre os principais personagens desse grupo!

A equipe original

Míssil
Nome: Sam Guthrie
Primeira aparição: Marvel Graphic Novel #4 (1982)

FOTO 3

Filho mais velho de uma família de nove irmãos, Sam precisou largar os estudos para ajudá-los após seu pai morrer em um desabamento dentro de uma mina de carvão. Porém, no seu primeiro dia de serviço, também em uma mina, outro acidente acabou despertando os seus poderes mutantes. Por conta de uma reação bioquímica que ocorre da cintura para baixo de seu corpo, Guthrie pode decolar do chão e voar como uma “Bala de Canhão” (codinome que foi usado originalmente pela editora Abril por conta do seu nome original: Cannonball).

Enquanto está em modo de propulsão, Míssil se torna invulnerável a ferimentos que podem ser causados por impactos, também aumenta a sua força enquanto voa. Ao longo dos anos, passa a dominar o seu poder e consegue ampliar sua “área de propulsão”, além de abafar o som de seu voo. De um caipira tímido, torna-se um dos mais promissores Novos Mutantes, sendo o líder da X-Force com a saída de Cable e o primeiro a integrar oficialmente os X-Men. Mais tarde, ao lado de Mancha Solar, faz parte dos Vingadores.

Miragem
Nome: Dani Moonstar
Primeira aparição: Marvel Graphic Novel #4

FOTO 4

Membro da tribo Cheyenne, Dani Moonstar é filha de um antigo companheiro de Charles Xavier e neta de Águia Negra, chefe e xamã da sua comunidade. Desde criança, passou a ter pesadelos que reuniam os maiores medos das pessoas ao seu redor. Mais tarde, passou a projetar esses temores de forma psíquica, atormentando todos que conviviam ao seu lado. Sem poder controlar o seu dom, após prever a morte de seus pais, Moonstar isolou-se nas montanhas e passou a viver somente com os animais da região. Preocupado com sua neta, Águia Negra contatou Xavier para ajudá-la. Entretanto, antes da chegada do mutante, o velho indígena foi morto pelos capangas de Donald Pierce. A tragédia motivou a relutante jovem a se unir a equipe e aprender a lidar com os seus poderes.

De simples ilusões que mostravam os temores de qualquer um que estivesse a sua volta, Miragem (ou Psiquê), evoluiu o seu dom e conseguiu direcionar as ilusões para os seus inimigos. Gradativamente, também aprendeu a projetar os desejos das pessoas. Além deste dom, Moonstar possui um elo telepático com animais, carrega habilidades de luta e armas, principalmente arco e flecha. Co-líder de campo dos Novos Mutantes, ao lado de Míssil, Miragem passou por extensas transformações enquanto estava no grupo. Além de enfrentar o Urso Místico que atacou os seus pais, libertando a alma dos dois, transformou-se em uma Valquíria a serviço de Odin quando visitou Asgard junto ao seu grupo. Nessa condição, passou a enxergar a morte nas pessoas e projetar miragens sobre os perigos que sentia. Também criou um vínculo com o cavalo alado de nome Ventania.

Na luta contra o Alto Evolucionário, Miragem tem seus poderes evoluídos e passa a tornar os pensamentos reais. Depois de se afastar do grupo, demonstrou a habilidade de criar flechas psiônicas que poderiam causar paralisia e até a morte. Com a Dinastia M, foi uma das mutantes que perdeu os seus poderes. Entretanto, fez um pacto com Hela e acabou, momentaneamente, se tornando uma guerreira da Deusa da Morte.

Mancha Solar
Nome:
Roberto DaCosta
Primeira aparição: Marvel Graphic Novel #4

FOTO 5

De origem brasileira, Roberto DaCosta é filho de um dos homens mais ricos do país, Emanuel DaCosta. Jogador de futebol de qualidade acima da média para a sua idade, o jovem brasileiro acaba manifestando os seus poderes em uma partida, quando é atacado por adversários. Com o dom de absorver energia solar, DaCosta reveste o seu corpo com uma “mancha” que lhe confere força sobre-humana. Armazenando os raios solares, pode utilizá-los a noite, mas com intensidade menor e risco de exaurir momentaneamente o dom.  Após integrar os Novos Mutantes, Roberto torna-se um dos membros mais importantes do grupo.

Após a morte de seu pai, passa a substituí-lo no mundos dos negócios e integra o Circulo Interno do Clube do Inferno. Torturado pelo seu tutor, Gedeão, Roberto passa a ter novas habilidades como voo e disparo de rajadas solares. Nos últimos anos, Mancha Solar tornou-se membro dos Vingadores e hoje lidera uma nova equipe, os Vingadores Americanos.

Karma
Nome: Xi’an Coy Manh
Primeira aparição: Marvel Team-Up #100

FOTO 6

Criada em 1980 por Chris Claremont e Frank Miller, Karma foi reutilizada na formação original dos Novos Mutantes. Em sua primeira aparição, a jovem vietnamita ajudou o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico a enfrentar o seu irmão gêmeo, Tran, assassinando-o no processo.

Karma tem o dom de possuir mentalmente qualquer ser vivo, passando a comandar as ações desta pessoa ao mesmo tempo que também segue com total controle de seu próprio corpo. Segundo o próprio Xavier, o método de possessão de Xi’na é tão poderoso quanto o seu próprio, podendo ter acesso as memórias de sua vítima.

Lupina
Nome: Rahne Sinclair
Primeira aparição: Marvel Graphic Novel #4

FOTO 7

De origem escocesa, Rahne Sinclair vive um grande dilema religioso na sua vida. Criada por um líder presbiteriano da região, a adolescente sempre foi punida por qualquer tipo de excesso e aprendeu a temer a Deus. Quando sofreu a primeira transformação, passou a ser perseguida pelos aldeões da região, inclusive pelo seu próprio tutor, e foi finalmente socorrida pela geneticista Moira MacTaggert. Levada para os Estados Unidos, se tornou uma das primeiras a integrar o novo corpo de alunos de Charles Xavier, a heroína de codinome Lupina.

Rahne apresenta o dom de se transformar em uma loba, passando a ter as mesmas habilidades sensoriais e de agilidade do animal, mas sem perder a consciência humana. Entretanto, quando está em sua forma lupina, passa a ter menos controle sobre os seus instintos e pode se tornar altamente violenta quando provocada. Além de lobo, a jovem pode chegar a uma forma intermediaria que lembra um lobisomem, no qual pode manter as melhores características das duas aparências.

A segunda turma dos Novos Mutantes

Ao longo da revista mensal, outros mutantes passaram a integrar o grupo. Vamos falar um pouco dos dons de cada um dos novos membros da equipe:

Magma
Nome: Amara Aquilla (Alison Crestmere)
Primeira aparição: New Mutants #8 (1983)

 

magma

Amara é nativa da nação de Nova Roma, uma colônia de descendentes do Império Romano localizada nos confins da Amazônia. Filha do Senador Aquilla, a jovem vivia escondida na floresta por conta de um culto sombrio que dominava o país e exigia o sacrifício das garotas do local. Com a ajuda dos Novos Mutantes, é descoberto que a imortal Selene — que também era esposa do líder da facção — organizava o grupo maligno e se alimentava da energia vital das vítimas. Jogada em um poço de lava no momento da batalha, Amara desperta seus poderes e conhece os seus dons mutantes.

Magma pode reproduzir em seu corpo o mesmo calor das lavas vulcânicas, podendo também criar erupções e tremores no solo. Além de liberar rajadas de fogo, a heroína também aquecer qualquer material e sentir placas tectônicas e tuneis abaixo do solo. Por conta dos seus poderes, aceita se juntar ao grupo e aprender sobre a civilização moderna. Anos mais tarde, descobre-se que Amara e todos os habitantes de Nova Roma não são descendentes dos romanos e sim pessoas raptadas e manipuladas por Selene para acreditarem na farsa. Seu verdadeiro nome é Alison Crestmere e sua nacionalidade é britânica.

Magia
Nome: Illyana Nikolievna Rasputina
Primeira aparição: Giant-Size X-Men #1 (1975)

magia

 

Irmã de Colossus, Illyana era apenas uma criança quando seu irmão foi convocado por Charles Xavier para integrar os X-Men. Com seis anos, foi raptada pelo demônio Belasco e levada para o Limbo. Nesta dimensão, o vilão tira parte de sua alma pura para criar uma Pedra de Sangue, que lhe dá grande poder. Resgatada por versões alternativas dos mutantes, Illyana forja uma Espada Espiritual de dentro de si e bane Belasco do Limbo, retornando a nossa dimensão com o dobro da idade de quando foi sequestrada.

Mesmo na Terra, Illyana se torna a regente do Limbo e se junta aos Novos Mutantes para entender melhor a sua nova condição. Além do dom mutante de teleporte, a jovem tem grande entendimento de feitiçaria e pode empunhar a Espada Espiritual a qualquer momento. Dentro de seus domínios, é um ser de extrema habilidade mística e dons ilimitados, enquanto fora dele tem o poder apenas pela sua arma. A espada pode cobri-la com uma armadura e desfazer todo tipo de ameaças sobrenaturais e psíquicas. Quando seu lado demoníaco está no controle, apresenta chifres vermelhos e uma cauda de lagarto.

Warlock
Nome: Warlock
Primeira aparição: New Mutants #18 (1984)

FOTO 11

Membro de uma raça alienígena que infecta e assimila organismos vivos, Warlock chega a terra fugindo de seu pai, o governante Magus. Diferente de outros seres do seu povo, Warlock se destaca por apresentar o sentimento da compaixão, sofrendo preconceito de seus semelhantes. Na Terra, enfrenta os Novos Mutantes até ser ajudado pelo jovem Cifra, que consegue se comunicar com o extraterrestre e resolve o mal-entendido com o grupo. Dessa forma, é aceito na Mansão Xavier e passa a integrar o grupo adolescente.

Warlock tem um corpo que pode ser moldado para qualquer formato e tamanho, pode se transformar em qualquer outro objeto, podendo mudar de cor e aparência. De personalidade inocente, também pode sugar a energia vital de qualquer ser vivo, o que funciona como uma espécie de alimento. Em muitos momentos, protegia e ajudava Cifra em missões de campo, transformando-se em uma espécie de armadura para o seu companheiro. Foi uma das bases para a origem do vírus Falange e passou a assimilar qualquer membro dessa espécie como forma de compensar a ameaça da raça.

Cifra
Nome: Doug Ramsey
Primeira aparição: The New Mutants #13 (1984)

foto 12

Perito em computação, Ramsey carrega um interessante dom: o jovem pode entender qualquer idioma ou linguagem de computador. Dessa maneira, inicia um contato com o alienígena Warlock e torna-se uma peça importante para a integração do personagem a cultura terrestre. Por não ter poderes físicos, muitas vezes participava das missões de campo “vestindo” o companheiro extraterrestre, que assumia formas de armaduras ou veículos. Mesmo assim, acaba morto em missão, o que abala as estruturas da equipe.

Anos mais tarde, por conta de um estratagema de Selene, é ressuscitado como um zumbi tecnorgânico com a missão de matar Magma. Entretanto, por conta do retorno de Warlock à Terra, tem o vírus retirado de seu corpo e retorna à vida. Em sua nova encarnação, Doug consegue extrapolar o seu poder e passa a entender de linguagens corporais e outros sistemas mais complexos de comunicação.

Os Novos Exterminadores

Foto 13

Antes do final da equipe, quando viviam sob a tutela do X-Factor e passaram a ser liderados por Cable, os Novos Mutantes tiveram mais nomes em suas fileiras que valem ser mencionados. Além da alienígena Gosamyr, que ficou brevemente com a equipe até perceber que a sua biologia provocava uma reação incontrolável nos homens, o grupo incorporou os membros da equipe dos Novo Exterminadores, formada por mutantes adolescentes resgatados pelo X-Factor.

Foram aceitos no grupo o mexicano Rictor (Julio Esteban), que gera abalos sísmicos através de ondas vibratórias de suas mãos; a norte-americana Dinamite (Tabitha Smith), que cria bombas de energia de suas mãos e que explodem através de sua contagem mental; a morlock Skids, que cria um campo de força em volta do seu corpo, e o pirocinético Rusty Collins, que não só cria fogo com a mente como também pode emanar rajadas de seus punhos. Rictor e Tabitha tornam-se membros fundadores da X-Force (mas isso é outra história).

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player